DESTAQUES

Sintomas de estresse pós-traumático podem levar até cinco anos para surgir

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Não deixe de procurar ajuda especializada

por Eduardo Ferreira Santos

"Ando com medo de tudo. Será depressão? Como superar? Tenho sentido também muito sono e muita falta de apetite. Ando sempre com pensamentos de morte ou de alguma doença grave, isolo-me das pessoas e não me apetece falar, nem trabalhar. Faz um mês que estou assim e estou bastante preocupada"

Resposta: Se você passou nos últimos cinco anos por algum tipo de episódio agressivo, tipo um assalto, sequestro, seus sintomas são compatíveis com o diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Isso por que a Associação Americana de Psiquiatria através do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ) e a OMS através da CID (Classificação Internacional de Doenças), colocam em seus critérios para classificar o TEPT o tempo de até cinco anos após um incidente com risco de vida, direto ou ameaça.

Mas caso os sintomas tenham aparecido "do nada", provavelmente você está sofrendo de alguma forma de depressão ansiosa.

De qualquer forma, o melhor seria consultar um psiquiatra psicoterapeuta que poderá lhe dar um diagnóstico e prescrever a terapêutica mais adequada.

Não deixe de procurar ajuda especializada.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.