DESTAQUES

Objetivo da meditação na medicina tradicional chinesa

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Meditação é a arte de treinar e controlar a mente

por Jou Eel Jia

Nós aprendemos a nadar, a andar de bicicleta, que são atividades ligadas ao corpo, mas não aprendemos a controlar a nossa mente.

O que e a mente?

A mente e um fenômeno manifestado pelo nosso cérebro. Por exemplo, se você ouve uma sinfonia de Beethoven, e por alguma razão o CD é destruído, a sinfonia não foi destruída. Fazendo um paralelo, a sinfonia seria a sua mente e o CD o seu cérebro. O próprio Beethoven, já surdo, escreveu sua Nona Sinfonia apenas com a mente.

A mente é um fenômeno manifestado pelo nosso cérebro e pelo nosso corpo. Então sob esse ângulo, você pode controlar a mente com a meditação, cuja finalidade é controlar a energia do nosso corpo, ou seja, ampliar a nossa consciência.

Ao meditar você entra num estado para os indianos chamados de samadhi. Já os chineses chamam esse mesmo estado de ting (quietude). Na prática é o seguinte, você tira a dispersão da mente, que sofre muito as influências das emoções negativas.

Quando a pessoa entra num estado meditativo, ficando com a mente focada - concentrada -, fica livre das influências dos fatores externos, a pessoa tem o controle sobre si.

As doenças em geral como diabetes, colesterol alto, pressão alta, etc, são frutos de uma mente sofrida e confusa que somatiza tudo no corpo.

Estudo

Estudo feito nos EUA há 10 anos, com 1800 pessoas refratárias a tratamentos convencionais, meditando durante oito semanas, cinco minutos de manhã e de tarde, demonstrou que 62% delas tiveram uma melhora expressiva no seu quadro clínico. Essa melhora acontece porque através da meditação, se amplia o nível de consciência e de percepção do mundo, levando a pessoa ao autoconhecimento.

Esse autoconhecimento implica em explorar o mundo interior. Ou seja, desenvolver a sua potencialidade intelectual, como também os planos espiritual e religioso, onde a pessoa entra em êxtase, em comunhão com o universo.

Através desse CONHECIMENTO, você pode controlar suas emoções e explorar as suas potencialidades e isso te torna diferente.

Mas meditar requer, antes de tudo, uma disciplina com você mesmo. Meditar duas vezes por dia, pelo quinze minutos para cada sessão, te possibilitará ter uma boa saúde. Ou seja, um sólido corpo espiritual, mental, emocional e físico. A partir de algumas semanas, tipo dois ou três meses, você já sentirá os resultados.

Tipos de meditação

Meditação de concentração: é a feita pela maioria das pessoas. Um exemplo é a hatha yoga que trabalha postura, respiração ou então a MT conhecida como meditação transcendental focada nos mantras.

Meditação de atentividade: você medita estando atento a tudo que está à sua volta.

Meditação integrada: feita no Budismo Tibetano, mescla concentração e atentividade.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento




Criteo Publicidade:

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.