DESTAQUES

Acupuntura é eficiente para combater tabagismo?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Acupuntura é eficiente para combater tabagismo?
Fonte: Pixabay
Antitabagismo: acupuntura, chás, atividade física e prática de meditação

por Jou Eel Jia

 Segundo estudos, a acupuntura tem em torno de 11 a 12% de eficácia no combate ao tabagismo. Ou seja, em cada 10 pessoas uma ou duas obtêm resultado satisfatório.

Muitas vezes a causa desse vício é a ansiedade. Ao se aliar a acupuntura à meditação e à atividade física podemos chegar a mais de 50% de eficácia. Por isso, somente com a técnica de acupuntura o resultado pode não ser o esperado, mesmo assim ele funciona tão bem quanto os adesivos de nicotina.

Se o foco na origem do vício for ansiedade, através da acupuntura o paciente pode ficar mais calmo e menos tenso e conseguir assim aliviar os sintomas de abstinência da nicotina.

Os efeitos de liberação de *neuropeptídeos pela acupuntura, associado à liberação de endorfinas pela prática de atividade física, aliado à vontade de parar de fumar podem trazer bons resultados.

O uso de chás como menta, cânfora, mil folhas, também podem diminuir a dependência de nicotina.

*Neuropeptídeos: substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Um amor verdadeiro pode ser breve?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.