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Procedimentos para você ter um sono reparador

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Dia estressante pode levar a pessoa a ter pesadelos à noite

por Jou Eel Jia

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, 43% dos brasileiros não têm um sono restaurador.

Pela ótica da Medicina Tradicional Chinesa, quando o corpo repousa o 'espírito' descansa. Ou seja, é necessário repousar a mente. A qualidade do sono se reflete no cotidiano.

Quem medita precisa de menos horas de sono, pois essa pessoa, mesmo dormindo poucas horas, tem um sono reparador. A questão de o sono ser reparador ou não, vai depender do nível de estresse da pessoa.

Estresse e sono

Um dia estressante pode levar a pessoa a ter pesadelos à noite. O excesso de desgaste físico pode influenciar na quantidade de horas dormidas e na qualidade do sono. Com o desgaste físico a pessoa pode simplesmente apagar ou não dormir.

Reposição

- Durante o sono é reposta a perda de jing (essência ou energia) do organismo.

- Durante o sono é feita a reposição de neurotransmissores e neuropeptídeos – substâncias que mantêm o cérebro ativo.

Consequências de uma noite maldormida

- Fadiga;

- Irritabilidade;

- Tensão;

- Redução intelectual;

- Depressão;

- Insônia;

- Fadiga e até mesmo fibromialgia.

Procedimentos para melhorar a qualidade do sono

Fatores internos


- Disciplina: hora certa para dormir e levantar;

- Dormir só o necessário, pois ficar deitado depois de acordar deixa a energia do organismo estagnada e a mente fica obtusa;

- Evite ver TV antes de dormir, porque você pensa no que viu

- Evite cochilar, pois o cochilo repõe parte da energia do organismo e ao chegar à noite você não dorme;

- Evite excesso de esforço físico, isso causa excitação;

- Evite café, refrigerante tipo cola, guaraná, chá preto após às 17h00

- Evite bebida alcoólica, pois álcool piora qualidade do sono e evite fumar, pois a nicotina é um estimulante.

Fatores externos prejudiciais ao sono

- Barulho

- Temperatura do ambiente; um ambiente úmido ou abafado prejudica o sono;

- Cama tem de estar em ordem, lençóis e travesseiros limpos;

- Colchão deve ser confortável;

- Quarto é local de dormir; não é escritório e tampouco local para assistir televisão.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



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