DESTAQUES

Desacelerar a mente e relaxar é simples e fácil; saiba como

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Respirar de forma pausada e ritmada evita o excesso de expectativas

por Jou Eel Jia

Muito já se falou sobre a vida agitada como sendo um dos principais agentes estressores.

Mas hoje vou me focar num ponto extremamente importante segundo a ótica da Medicina Tradicional Chinesa: a relação entre estresse e aceleração mental.

De acordo com a MTC, o excesso de aceleração mental leva a uma expansão da energia do fígado. Isso resulta numa hipersensibilidade emocional.

Ou seja, havendo um maior desgaste emocional, há um maior consumo de energia de reserva. Essa energia de reserva chama-se jing, traduzindo para o português, é a essência da energia do rim.

Portanto, para se viver com bem-estar é preciso baixar essa ‘febre emocional’. Sendo assim, controlar as emoções e a aceleração mental é fundamental, pois sob o efeito dessa ‘febre emocional’ nossa mente acelera e isso leva à liberação do excesso de hormônio do estresse. O produto final disso são os radicais livres, substâncias nocivas que causam envelhecimento e baixam a imunidade. Isso sem falar no aumento do colesterol, triglicérides, açúcar, etc.

Giros mentais, longevidade e bem-estar

Controlar a aceleração da mente é um grande segredo de longevidade e bem-estar. Sob efeito da aceleração mental perdemos a oportunidade de experimentar as coisas boas da vida. Isso traz privação e sofrimento.

Equilíbrio de energia

A prática de exercício físico, meditação e dieta saudável irão influenciar na fisiologia orgânica e no equilíbrio da energia.

Controle a respiração e desacelere a mente

O controle da respiração é fundamental para controlar a ansiedade e consequentemente o emocional.

Procure respirar de uma maneira pausada e ritmada; faça o intervalo de um tempo para inspiração e de quatro tempos para soltar o ar. Enquanto estiver inspirando você pode, por exemplo, pensar na palavra inspirando e quando estive rexpirando pensar na palavra expirando.

Dessa maneira você desacelera o ritmo cardíaco, reduz a irritabilidade do córtex cerebral e, sobretudo, equilibra e harmoniza o Ch’i do fígado.

Evite o excesso de expectativas. Quando colocamos muitas expectativas provocamos aceleração mental e isso traz agitação e ansiedade.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.