DESTAQUES

Tratamento para prisão de ventre, cólicas abdominais, azia e enjoos

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
É importante também combater o estresse

por Jou Eel Jia

Pela medicina ocidental o estresse crônico é um dos causadores dos distúrbios gástricos e intestinais, que seriam neste caso classificados como doenças psicossomáticas. Ou seja, *causadas ou agravadas por estresse psíquico, geralmente involuntário e inconsciente, acompanhadas de certas alterações do sistema nervoso vegetativo (diz-se de distúrbio de certas funções orgânicas e corporais).

Na Medicina Tradicional Chinesa esses sintomas estão na categoria da alteração do baço-pâncreas, responsável pela regulação do metabolismo, equilíbrio e harmonia do sistema digestivo e nutricional.

Isso acontece porque o excesso de concentração e sobrecarga mental debilita o baço-pâncreas levando à deficiência do estômago.

Evidentemente que distúrbios de outros órgãos como alteração da energia do fígado, coração e pulmão também podem provocar esses sintomas. Para simplificar, o distúrbio dó baço-pâncreas seria a causa principal e os demais órgãos a causa coadjuvante.

Baço-pâncreas é um filtro

Sob o efeito de desequilíbrio o baço-pâncreas perde sua função de separar a energia que vem dos alimentos (pura e impura). Essa energia nociva está nas gorduras, frituras, doces. A conseqüência é o acúmulo dessas energias que se manifestam em indigestão, flatulência e distúrbios gástricos.

Tratamento

O tratamento consiste em fortalecer a energia do baço-pâncreas. Por isso, deve-se evitar o excesso de gorduras, doces e guloseimas para desafogar o baço-pâncreas que, enfraquecido energeticamente, perde sua função de filtrar a energia pura e impura dos alimentos.

Deve-se se buscar uma alimentação saudável – clique aqui – fazer refeições em horários regulares, não ficar mais de três horas sem alimentar-se.

É importante também combater o estresse fazendo relaxamento, yoga, meditação, terapia, atividade física, ter horários regulares de sono e um sono reparador, ter tempo para si, para a família, amigos e o lazer.

*Dicionário Houaiss

 

COMUNICAR ERRO

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2016
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.