DESTAQUES

Tratamento para pressão baixa

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Para tratar pressão baixa deve-se fortalecer o sangue

por Jou Eel Jia

Pela visão da Medicina Tradicional Chinesa, a pressão baixa está associada à baixa da energia do rim, do coração e à falta de circulação no BP (baço-pâncreas).

Devido a um déficit na função do BP, o organismo tende a ter uma baixa glicemia e isso afeta o metabolismo. Simultaneamente acontece um déficit da energia yang do coração e a sua capacidade de expansão de energia fica prejudicada. Portanto, se esse quadro estiver associado a uma deficiência de jing (energia) do rim o organismo não consegue manter um padrão de pressão constante. Se há um predomínio de baixa energia do rim, ocorre um processo de *hipotensão postural. Já a deficiência da circulação do BP leva a um quadro de **lipotimia ocasionando a queda da PA (pressão arterial) e do metabolismo.

Com a falta de expansão da energia yang do coração, o organismo não consegue segurar ou estabilizar a PA, resultando em uma tendência de queda de pressão.

Nos pacientes idosos pode ocorrer a hipotensão postural e a consequente ***ICT (isquemia cerebral transitória).

A anemia também leva a uma queda da PA. Portanto, para tratamento da pressão baixa na MTC deve-se fortalecer o sangue através da tonificação do BP e do fortalecimento das energias do coração e rim.

*Hipotensão postural: queda da Pressão Arterial súbita quando o sujeito assume a posição ortostática (posição em pé)

**Lipotímia: sensação de desmaio, sem que esse, efetivamente ocorra.

*** A ICT é um déficit neurológico que é ocasionado pela diminuição de aporte sanguíneo em uma determinada área do cérebro




Criteo Publicidade:

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.