DESTAQUES

Se alguém te contar que está sendo traída, como lidar com isso?

Eduardo Yabusaki 01/01/2016 COMPORTAMENTO
É preciso coragem para enfrentar a dúvida sobre suposta traição

por Eduardo Yabusaki

A traição é cada vez mais frequente entre os pares, inclusive, com os envolvidos querendo justificar como algo normal. Mas essa situação não cabe em um relacionamento saudável e compromissado.

Por mais que se queira explicar, sempre será uma situação nociva e muitas vezes destruidora do relacionamento.

Quando se deseja a construção de um relacionamento estruturado, com boas perspectivas de futuro, a fidelidade torna-se um de seus principais alicerces. E, uma vez quebrado o elo da confiança, a sua restauração é muito difícil e, mesmo quando acontece, é fruto de eventuais fantasmas entre ambos. Mesmo que, com grande esforço e dedicação do casal, haja a superação do fato e consigam reestabelecer um grau de confiança, eventualmente, poderá acontecer, por parte de quem foi traído, sem um motivo significativo, uma associação de algum deslize, como por exemplo, o cônjuge que traiu se atrasar, e não ter condições de avisar, ocorrer uma associação disso com a possibilidade de um novo evento de traição experimentado no passado.

Essa situação contribui para o desenvolvimento de uma condição de insegurança e pode tornar o clima tenso com apreensão e preocupação, gerando um estresse permanente. Portanto, o relacionamento pode ficar abalado constantemente.

Se alguém te contar que está sendo traída, como lidar com isso?

Em geral a pessoa traída sente quando isso realmente aconteceu. E não é apenas por intuição ou uma percepção extra, mas certamente por sinais e indicadores dentro da própria interação entre ambos; pela forma que se tratam, o olhar, o carinho, a atenção, o interesse sexual ou mesmo pelo jeito de estar junto do par... Enfim, são demonstrações sutis que podem ser claramente percebidas e sentidas.

Se ficou em dúvida, não deixe passar, é preciso que isso seja exposto e resolvido, não por influência externas, quando "amigas" contam que o par a traiu. Não se deixe levar por tais notícias, mas sim por aquilo que percebe e sente que esteja realmente acontecendo entre vocês.

É preciso que esse alicerce seja reconstruído para que possam permanecer bem no casamento, por mais que estejam juntos há muitos anos ou tenham filhos envolvidos, não é possível permanecer no relacionamento com uma questão como a traição, mal resolvida. Isso será um fator de interferência negativa permanente e corrói qualquer relacionamento.

Nessa condição, permanecer juntos deixa de ser saudável, por isso o diálogo e a transparência de sentimentos e interesses são o caminho para o entendimento e resolução do que possa ter acontecido.

É preciso coragem para enfrentar essa realidade e tranquilidade para superá-la.

Se o amor é grande acredite e lute, sempre vale a pena!




Eduardo Yabusaki

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.