DESTAQUES

Meu marido é machista e irresponsável. Como lidar com isto?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Parece que você luta e tenta manter seu casamento sozinha

por Blenda de Oliveira

"Estou num casamento de dez anos e amo, muito mesmo, o meu marido. Só que ele é muito machista e imaturo. Eu trabalho fora e tenho uma rotina apertada, sustento a nossa casa. Ele faz bicos e fica em casa o dia todo, o dinheiro dele praticamente não entra nas despesas. Temos um filho de 7 anos. O problema é que ele não quer responsabilidades. Eu sou responsável por tudo, desde as tarefas domésticas, educação do nosso filho, pagamentos etc. Quando ele precisa ajudar em alguma coisa, diz quefazendo o que pode, e que vai pedir o divórcio se eu ficar lhe cobrando. Como devo proceder, já que não quero acabar com nosso casamento?"

Resposta: A possibilidade de não acabar seu casamento, é continuar mantendo a situação como está. Ele já foi claro quanto ao desejo e as condições dele.

Sugiro que você busque uma ajuda psicológica para você e junto com alguém tente entender as razões que levam você a se manter nessa situação.

Será que é amor?

Medo de estar só?

Obrigação de se manter num casamento pelo projeto inicial ou por que vocês tem um filho?

Tantas perguntas merecem ser feitas e refletidas para que você possa avaliar qual a melhor forma de conduzir seu casamento.

O que parece, é que você está lutando e tentando manter seu casamento sozinha. Seu marido quer permanecer solteiro e distante das obrigações naturais na criação de uma família.

Se você achar que vale a pena estar com ele nessas condições, nada há de errado, desde que você possa refletir e fazer sua opção, já que não parece que ele está disponível a fazer mudanças.

Talvez seu marido esteja muito mais interessado em tê-la como uma cuidadora do que como uma mulher e esposa e, portanto, não haja muito espaço para que ele mude.

Preocupe-se em mudar e entender o que se passa com você e assim poderá descobrir caminhos que a ajudem a lidar com essa situação com menos prejuízo emocional e físico.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.

ENQUETE

Você acha que um romance iniciado no Carnaval tem chances de dar certo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.