DESTAQUES

Por que não consigo gostar de ninguém?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Sensação de gostar não é exatamente mágica

por Anette Lewin

"Tento gostar, mas não consigo."

Resposta: Talvez porque você ainda não tenha refletido direito sobre o que seja gostar de alguém. A sensação de gostar não é exatamente mágica, não acontece de um momento para o outro. Ela exige paciência. Num primeiro momento, você pode gostar da aparência de alguém, mas a pessoa não se resume a uma figura bonita. Talvez embora você queira, tenha medo de se envolver e não estar nem aí seja uma defesa; talvez, você por enquanto curta apenas a conquista, mas não sabe direito o que fazer com quem conquistou; talvez você ainda não esteja maduro para ficar com uma só pessoa. Enfim, pense sobre tudo isso e não tenha pressa Em geral o amor chega sem avisar.

Fiquei muito mal depois da separação. Devo pedir revisão de pensão?
Estou separada há quatro anos, tenho dois filhos já rapazes. A pensão de meu marido mal dá para as despesas. Mas ele melhorou muito de vida e estou na pior. Fui eu quem pediu para ele sair de casa, pois ele mentia, me desrespeitava, chegava de madrugada. Ele também nunca falou em voltar. Será que devo pedir revisão de pensão?

Resposta: O que está faltando para que você possa viver melhor, é assumir a separação de fato. Talvez, quando você pediu que ele saísse de casa, ficou esperando que ele voltasse atrás. Isso não aconteceu e, provavelmente, não acontecerá. Pense em seu casamento como algo que fez parte da sua vida e deu dois filhos a você. Evite ficar comparando sua vida com a dele e se colocando no papel de fracassada, você merece um papel melhor. Continue estudando e vivendo sua vida com dignidade. Como seus filhos já são grandes, logo poderão trabalhar. Avalie se vale a pena pedir revisão de pensão. Isso não deixa de ser uma forma
de perpetuar essa relação que está te fazendo tão mal.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.

ENQUETE

Você acha que um romance iniciado no Carnaval tem chances de dar certo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.