DESTAQUES

O padrasto de minha filha a põe de castigo. Como devo proceder?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Você, mãe, é a principal figura para ela

por Blenda de Oliveira

"Tenho uma filha de quatro anos e moro com meu atual esposo há quase um ano. Ele participa da educação de minha filha, mas ainda temos dificuldades, pois ela não se sente totalmente liberta com ele. Ele às vezes é quem acaba a colocando de castigo. Imagino que isso dificulte ainda mais, porém não interfiro quando entendo que o castigo é necessário, mas confesso que fico com receio de minha filha entender que eu não estou ao lado dela. Gostaria muito de sua opinião, pois o que mais quero e minha família unida e feliz. Obrigada!"

Resposta: Nào seria o momento de você conversar com seu marido e expor para ele sua preocupação?

Quem sabe juntos encontrem uma forma de educar sua filha em que vocês dois tenham o mesmo peso e ela não se sinta recebendo mais ou menos de um de vocês dois.

É importante que ele participe da educação dela, já que está casado com você, mas você é a principal figura para ela, você é a mãe. Dessa maneira ela quer sentir você presente, junto a ela. Pode ser que ela precise de um tempo maior para aceitar o padrasto exercendo uma função educativa e para isso precisa mais de sua presença.

Outra questão é que você esteja atenta se às medidas tomadas pelo seu marido estão de acordo com seus valores na educação de sua filha. Lembre-se que os adultos que se dispõem a educar uma criança devem estar alinhados e em concordância, caso contrário, a criança não entende ou começa a duvidar do amor dos seus cuidadores.

Nesta idade, e ainda por algum tempo, as crianças serão movidas pela certeza que são amadas e importantes.

Para sua filha é um pouco assim: o seu marido dando castigos e você ao lado sem defendê-la. Ela ainda é muito pequena para entender que algo possa estar sendo feito para ajudá-la. O mais forte agora é sentir que com a entrada do padrasto ela continua tendo você como principal figura.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.