DESTAQUES

Como livrar-se dos efeitos do LSD?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
LSD é um dos mais potentes alucinógenos

por Danilo Baltieri

"Olá, por volta das 04:00 horas, fiz uso de LSD pela primeira vez - uma pequena quantidade - já são 12:10 e o efeito persiste. Estou muito preocupado. Não devia ter feito isso. O que devo fazer para melhorar?"

Resposta: O LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é um dos mais potentes alucinógenos até então conhecidos, podendo provocar efeitos comportamentais até em doses muito baixas.

Devido à sua alta potência, solução de LSD pode ser aplicada em minisselos, forma mais comumente usada.

A absorção de LSD pelo trato gastrointestinal ocorre rapidamente, com consequente espraiamento para diversos tecidos orgânicos, incluindo o cérebro. Os efeitos psíquicos e comportamentais dessa droga iniciam aproximadamente uma hora após a ingestão oral, com um pico de atividade cerca de 2 a 4 horas após a administração, com um lento e gradual retorno ao estado psíquico anterior ao uso da substância em 10 a 12 horas.

As primeiras quatro horas são muitas vezes denominadas como viagens. Os efeitos podem ser dramáticos, incluindo sintomas físicos e psíquicos.

Sintomas físicos do LSD:

a) tontura;
b) sensação de formigamento nos membros;
c) fraqueza muscular;
d) tremores;
e) dilatação da pupila;
f) reflexos exaltados;
g) taquicardia;
h) hipertensão arterial.

Síntomas psíquicos do LSD:

a) modificações perceptivas ("ver" cheiros, "ouvir" cores);
b) modificações do humor;
c) alterações da percepção do tempo;
d) sensação de que a própria pessoa está sendo modificada.

Os sintomas físicos geralmente acontecem primeiro; mais tarde, alterações perceptivas (ilusão, modificações na percepção do som) são intensificadas. Sensações de que se está vivendo um sonho podem ocorrer, especialmente quando o usuário fecha os olhos. Emoções são intensificadas, e extrema labilidade pode ser observada. De 12 a 24 horas após a "viagem", pode haver ainda uma importante sensação de fadiga.

Como tratar os efeitos do LSD?

O tratamento para estes efeitos agudos provocados por LSD deve primordialmente proteger o usuário de danos a si mesmo e aos outros. Ansiedade pode ser manejada por suporte interpessoal. Ficar em um ambiente calmo e livre de estímulos é recomendável para uma parcela dos usuários, e estes devem ser sempre supervisionados por familiares e/ou amigos confiáveis. Para alguns usuários, especialmente aqueles mais ansiosos e inquietos, o uso de um benzodiazepínico por via oral (diazepam, lorazepam, alprazolam) pode ser recomendável, mas apenas por médico depois de uma avaliação.

É importante notar que o uso repetitivo do LSD pode induzir quadros de depressão, estados psicóticos e flashback. O chamado flashback ou transtorno perceptual persistente por LSD consiste na revivescência dos sintomas experimentados durante o uso da droga em momentos em que o usuário não está consumindo a mesma, provocando sofrimento clinicamente significativo. O quadro de flashback pode ocorrer semanas a meses depois do último uso da droga. Embora este quadro aconteça em uma minoria de usuários, o flashback pode aparecer entre aqueles que fizeram uso da droga apenas uma vez na vida.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.

ENQUETE

A pochete masculina dos anos 90 está voltando... Isso é brega?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.