DESTAQUES

Liderança é nata ou aprendida?

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Líder possui a habilidade de desenvolver a motivação nos liderados

por Roberto A. Santos

"Quais as principais características que um líder deve ter?"

Resposta: Sua questão é antiga: liderança é nata ou aprendida? Você encontrará muitas de minhas idéias sobre o tema Liderança nos artigos que escrevi para a coluna Gestão Pessoal do Vya Estelar. Dentre eles, recomendo que leia “Líder e o Espírito de Equipe" - clique aqui e leia .

Contudo, sem fugir de sua pergunta direta, acredito que algumas pessoas desenvolvem, em sua primeira infância, características de personalidade que vão determinar seus comportamentos pelo resto de suas vidas. Dentre elas, a ambição que faz com que apreciem a competição que lhe possibilitem o destaque das demais e que gostem e procurem oportunidades de assumir o controle e o comando das coisas e das outras pessoas. Para estas pessoas, pode se dizer que ‘liderança’ é algo ‘nato’ (ou quase) mas outros componentes são importantes para que consigam liderar, no sentido mais elevado do termo, outras pessoas. Liderar é a habilidade de você conseguir atrair, desenvolver, motivar e reter os melhores talentos em sua equipe.

Líder é aquela pessoa que desenvolve nos seus ‘liderados’ a disposição e motivação de querer abrir mão de seus interesses pessoais para seguir a direção dada pelo Líder, com letra maiúscula. Para esta letra ser maiúscula, outras características de personalidade como a sensibilidade interpessoal e a responsabilidade ética, além da competência técnica no que gerencia, são fundamentais. Algumas delas são ‘natas’ – tem a ver com personalidade e caráter, e outras, mais simples são aprendidas em cursos. Àqueles(as) que não dispõem destas características natas será requerido um esforço maior para desenvolver-se como líder, mas nunca impossível.

COMUNICAR ERRO

Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br

ENQUETE

Você acha que um romance iniciado no Carnaval tem chances de dar certo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.