DESTAQUES

Como lidar de forma saudável com seus erros?

Rosemeire Zago 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
A verdade sai do erro

por Rosemeire Zago

"Tenho muita dificuldade em lidar com meus erros, apesar de já ter feito terapias. O que posso fazer nos momentos em que o sofrimento fica mais intenso?"

Resposta: Geralmente a pessoa que tem dificuldade em lidar com os próprios erros é exigente e rígida consigo mesma, e muitas vezes com os outros.

Você já refletiu o quanto é rígida em seus comportamentos?

Como aprendeu esse comportamento?

Quem agia dessa forma com você?

Pense sobre isso.

Quando lembrar de algum erro que cometeu, considere como pensava na época, o que te fez escolher aquele determinado caminho, ter feito aquela escolha naquele momento. Hoje você agiria de outra forma? Provavelmente. E por isso sofre?

Como lidar com os erros

Lembre-se que na época você agiu da melhor forma que podia, de acordo com seus valores e crenças da época, e você mudou, cresceu, evoluiu. Portanto, compreenda que naquele momento você pensava diferente de hoje, e por isso, hoje provavelmente agiria de outra maneira.

Ter dificuldade em lidar com os erros pode fazer com que os negue, ainda que inconscientemente, o que só irá piorar. Exercite ser flexível.

Frase de Carl Gustav Jung: psiquiatra suíço (1875-1961)

“A verdade sai do erro.
Por isso nunca tive medo de errar,
nem dele me arrependi seriamente”

Quase sempre aprendemos e chegamos na verdade ao errarmos. É isso mesmo! Mas, quantos erros cometemos até chegarmos à verdade? Muitos!!! Isso faz parte do aprendizado de todos nós.

O que fazer quando o sofrimento for intenso? Esteja atenta as lições que estará te trazendo. Todos nós estamos em constante processo de mudança e evolução, e muitos de nós, erramos muitos para atingirmos a experiência e o aprendizado.




Criteo Publicidade:

Rosemeire Zago

Psicóloga com abordagem junguiana com especialização em psicossomática. Desenvolve uma abordagem voltada para o autoconhecimento e criança interior.



ENQUETE

Você aceita bem o seu corpo?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.