DESTAQUES

Quando um irmão critica muito o outro, qual pode ser a causa?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Comparação entre irmãos podem ser consequência de atitudes dos pais

por Blenda de Oliveira

"Acho que meu irmão se sente inferior a mim, sempre que tem oportunidade me ataca com palavras, me critica em relação a tudo que faço e a tudo que penso, e me compara a ele às vezes."

Resposta: Conflitos dessa natureza entre irmãos quase sempre são resultados de uma história mais antiga. Quase sempre os pais estão incluídos no desenrolar desses conflitos, pois podem ter, quase sempre de forma inconsciente, criado situações em que um ou outro filho tenha sido preferido ou favorecido em detrimento de outro.

Uma outra possibilidade é que na vida adulta cada irmão tenha tomado caminhos diferentes, criando uma distância no que diz respeito as afinidades, interesses ou estilo de vida. O que pode haver é que por algum motivo, seu irmão tenha algum tipo de ressentimento, nem sempre bem formulado por ele, mas que se expressa por ataques verbais, comparações ou críticas nem sempre bem fundadas.

Busquem interesses comuns

Se tiver oportunidade e tranquilidade tente uma aproximação em que possam trocar coisas que sejam comuns a vocês. É preciso encontrar interesses em que encontrem afinidade, por exemplo, às vezes ambos gostam de um tipo de programa que pode satisfazer os dois e que durante esse tempo não precisem falar sobre o que está acontecendo. Buscar uma diversão que esteja em sintonia com os dois. Outra possibilidade é verem juntos em casa um jornal ou um filme, mas, vale frisar, evitar discussões polêmicas sobre temas que vão levar ao problema dos dois. Agora é um momento de aproximação.

Se não for possível, tente não reagir, pois os motivos para as provocações não são aqueles que parecem. Precisaríamos da versão do seu irmão para afirmar mais alguma coisa.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você prefere ouvir o quê?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.