DESTAQUES

Meu irmão é inseguro. Como posso ajudá-lo?

Rosemeire Zago 01/01/2016 PSICOLOGIA
Cada pessoa pode buscar sentir-se segura de diferentes maneiras

por Rosemeire Zago

"Meu irmão de 18 anos é inseguro, um pouco tímido e corre muito com o carro. Como posso ajudá-lo?"

Resposta: A timidez ocorre em decorrência da insegurança e essa pode ser por diversos motivos. Só através de uma análise mais profunda poderemos saber os reais motivos. Cada pessoa pode buscar sentir-se segura de diferentes maneiras. A atitude dele em correr muito com o carro pode demonstrar uma atitude contrária, pois pessoas inseguras em geral sentem medo e, se não confiasse nele, não iria correr o risco de se envolver num acidente. Porém, pode demonstrar uma necessidade de auto-afirmação ou talvez seja uma maneira dele buscar a segurança que não sente ter, onde de alguma forma, se sente no controle, já que talvez não se sinta no controle de sua própria vida. Você pode ajudá-lo incentivando-o a fazer uma psicoterapia para que ele se conheça mais e ao identificar a origem de sua insegurança, possa conseguir confiar mais em si mesmo.

Sou casada, tenho dois filhos e me envolvi com uma mulher. Acho que me apaixonei... Devo procurar um psicólogo?

Resposta: Devemos procurar um psicólogo por diversos motivos. Porém, o objetivo maior é o autoconhecimento. Se estiver tendo dificuldades em lidar com essa situação, por ser algo novo para você, conversar com um profissional poderá esclarecer o que sente. Mas é preciso deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certa ou errada, ou dizer o que deve fazer, mas sim para pensar junto e ajudá-la a chegar na verdade de quem você realmente é e o que quer para sua vida.




Criteo Publicidade:

Rosemeire Zago

Psicóloga com abordagem junguiana com especialização em psicossomática. Desenvolve uma abordagem voltada para o autoconhecimento e criança interior.



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.