DESTAQUES

Fisioterapia é recomendada no tratamento de leucemia

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Leucemia é o câncer das células que dão origem às células do sangue

por Juliana Prestes Mancuso

O câncer em crianças e adolescentes é raro e, nos Estados Unidos, por exemplo, responde por 1% do total de casos de doença. Por aqui, ele é igualmente raro e a expectativa de casos novos gira em torno de uma até 300 crianças e adolescentes.

Os tipos de câncer que aparecem em crianças e adolescentes são diferentes dos que acometem os adultos, como por exemplo a leucemia, seguida de câncer ósseo, ambos menos frequentes em adultos. E, embora existam exceções, os cânceres infantis respondem bem à quimioterapia, que costuma ser bem tolerada pelas crianças. Mas como a quimioterapia tem efeitos de longo prazo, crianças que passam pelo tratamento precisam ter acompanhamento pelo resto da vida.

Leucemia é o câncer das células que dão origem às células do sangue. Geralmente, ela é definida como o câncer dos glóbulos brancos, mas pode atingir outras células também. A leucemia tem origem na medula óssea (tutano) e dali passa para o sangue.

Não existem exames capazes de detectar a leucemia precocemente. A melhor estratégia ainda é ficar atento aos sinais e sintomas da doença. A maioria dos sintomas da leucemia é comum a várias doenças, como infecções, por exemplo. Quando o pediatra desconfia de algo, o primeiro passo é pedir um hemograma completo com a contagem de cada tipo de célula sanguínea. Se os resultados não são normais, o pediatra deverá encaminhar a criança a um especialista.

Uma multiplicidade de alterações fisiopatológicas é gerada pela leucemia, cujo início pode ocorrer dias ou semanas antes do seu diagnóstico. entre elas, destacam-se a anemia, neutropenia, trombocitopenia, febre, sangramentos, dor osteoarticular (ossos envolvidos na articulação), fadiga e dispneia - falta de ar repentina. Por ser uma doença rapidamente progressiva, a leucemia deve ter um tratamento antileucêmico específico, iniciado o mais cedo possível, em geral dentrode 48 horas após o seu diagnóstico.

A fisioterapia é muito importante para o paciente e as possíveis condutas fisioterapêuticas são no caso de leucemia são: exercícios aeróbicos, de alongamento e de fortalecimento muscular, além de exercícios respiratórios. Outras condutas em menor escala: relaxamento e orientações posturais.

COMUNICAR ERRO

Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.