DESTAQUES

Como ajudar meu filho a melhorar seu relacionamento com os outros?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Seu filho se sente como alguém que pode pouco

por Blenda de Oliveira

"Ele é muito mal-humorado e acha que pode tudo, mesmo colocando limites para ele."

Resposta: Infelizmente, boa parte do aprendizado que seu filho terá (não sei a idade dele), por isso fica difícil emitir um parecer, mas escreverei em linhas gerais.

Sobre como se relacionar com as pessoas, caberá a experiência do dia a dia que ele viverá na relação com o mundo.

Claro, que como mãe, você poderá ajudá-lo, apontando que algumas atitudes que ele toma contribui para que que não tenha tantos amigos ou que interfira nas boas oportunidades que possam surgir.

É importante conversar, mostrando que o viver, é um processo no qual as ações que temos, determinam as respostas que recebemos.

Embora seu filho considere-se como alguém que pode tudo, na verdade, sente-se como alguém que pode pouco: tem dúvidas do seu real valor e, portanto, precisa a todo momento mostrar como é "capaz" de controlar o mundo. Alimenta a fantasia de onipotência para não lidar com sua insegurança.

Procure conversar com ele sem perder os limites que devem ser sempre lembrados, mas ressaltando as qualidades dele. Mostre para ele que os caminhos ficarão mais facéis e mais divertidos se ele puder usar cada dia um pouco do que tem de qualidades, competências e inteligência.

Se perceber que as coisas se agravam, procure ajuda psicoterapêutica, para ele e/ou para você, com objetivo de receber mais orientações e compreender melhor como lidar com essa situação.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.