DESTAQUES

Entenda a relação entre fidelidade e amor

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
O amor é uma palavra que pode definir vários sentimentos

por Anette Lewin

"Quem trai ama? É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Um marido pode ser infiel e mesmo assim amar a sua esposa? É possível para uma mulher casada amar seu marido e também o seu amante?"

Resposta: Se não fosse possível amar duas pessoas ao mesmo tempo não seria necessário criar a regra do casamento monogâmico.

Aliás, qualquer regra social acontece para conter aquilo que é instintivamente possível. Não roubar, não matar e não " cobiçar a mulher do próximo" são exemplos disso. Amar uma pessoa de cada vez é uma forma de estabelecer um relacionamento com responsabilidade e evitar ciúme, entre outras coisas.

O amor é uma palavra que pode definir vários sentimentos. Pode-se amar uma pessoa por algumas características pessoais e ao mesmo tempo amar outra por outros motivos. Na nossa sociedade estipula-se que num caso como esse, haja uma escolha e uma renúncia. Nem todos, porém, aceitam essa renúncia. E quem não aceita é considerado um traidor da regra. Observa-se porém que as relações afetivas alternativas começam a ser mais aceitas ultimamente. Mesmo a traição, principalmente a feminina, que antigamente era punida com apedrejamento, hoje, por si só, já não representa motivo para qualquer tipo de punição mais dura. Supõe-se que o próprio casal estabeleça quais as regras que regem seu casamento ao invés de se ater a um código que muitas vezes não foi revisto há muito tempo.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.

ENQUETE

Você acha que um romance iniciado no Carnaval tem chances de dar certo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.