DESTAQUES

Se comparar o tempo todo aos outros, insatisfeito com o que se tem, pode ser um transtorno?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Estou casada há 16 anos. Apesar de ainda gostar de meu marido, a convivência com ele está cada vez mais difícil. Ele está com 40 anos e eu 34. Ele reclama o tempo todo, não consegue ser feliz com o que tem e está sempre olhando e comparando sua vida com a dos outros"

Resposta: Existe um diagnóstico em Psiquiatria chamado de "DISTIMIA" (CID 10: Classificação Internacional de Doenças - F34.1) que, mal interpretado, pode ser atribuído a uma pessoa que está sempre de "mal humor", desconfortavel com si mesma, tendendo à depressão. Talvez seja esse o caso em questão.

É um quadro que exige tratamento com medicação chamada de "estabilizadora do humor", associada a uma Psicoterapia Breve de Apoio.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br

ENQUETE

Você acha que um romance iniciado no Carnaval tem chances de dar certo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.