DESTAQUES

Síndrome de Don Juan: como deixar de ser um personagem conquistador?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
O superego é o controlador das relações interpessoais

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto que diversas características da síndrome de Don Juan fazem parte de mim. De alguma forma, consigo camuflá-las, mas sei que no fundo estou sendo um personagem conquistador. Sei que muitas mulheres estão atentas a esse tipo de conquistador. Eu percebo isso e vou contra a maré, o que me traz uma facilidade ainda maior. Às vezes até por princípios religiosos, me aproximo de pessoas fragilizadas, conquisto-as e as ajudo a superar suas dificuldades. Mas quando a pessoa supera o problema, perco o interesse e sinto vontade de uma nova conquista. Quando alguém percebe que sou um conquistador, disfarço para não ser descoberto. Mas tudo isso me gera uma enorme culpa. Como superar?"

Resposta: De fato, o que você descreve demonstra uma fratura no desenvolvimento de sua personalidade, o que chamávamos antigamente de PSICOPATIA.

A falta de estruturação moral, através da formação correta de um superego, faz com que você consiga identificar que está agindo de forma inadequada, mas não consegue resistir aos seus impulsos e não tem habilidade para sublimá-los.

O superego é a parte do Aparelho Psíquico descrita por Freud, onde se localiza todas as informações sobre o que se pode ou deve fazer, controlando os impulsos e também os desejos mais inadequados. É a parte psíquica responsável, portanto, por nosso comportamento dentro das normas e regras da MORAL e dos bons costumes. Pode, também, conter "objeções" disfuncionais, tipo "sexo é sujo, não faça", o que pode gerar uma série de transtornos para a pessoa.

Enfim... o superego é o controlador das relações interpessoais, existindo tanto em uma parte CONSCIENTE quanto noutra INCONSCIENTE.

Talvez uma longa e boa psicoterapia possa ajudá-lo.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br

Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.