DESTAQUES

Por que ter paciência faz você se sentir tão bem!

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Para ter paciência, você precisa aprender a controlar seus pensamentos e ações

por Emilce Shrividya Starling

Neste processo do aprendizado da paciência, é importante a contemplação que traz autoconhecimento. Sem sentimento de culpa, sem se julgar, apenas contemplando, descubra porque você perde a paciência com você mesmo, com as outras pessoas, com seu trabalho, com os familiares, com as situações, com sua meditação.

Descubra sua impaciência, sua exigência e cobranças com você mesmo. Às vezes, você decide alcançar metas em pouco tempo e quando suas expectativas não são correspondidas, quando seus desejos não são satisfeitos, você perde a paciência.

A Bhagavad Gita, uma das escrituras sagradas do Yoga diz que, quando um desejo é contrariado, surge a raiva. A raiva que é difícil de dominar, que é nosso maior inimigo, está vinculada à impaciência. E esse é o aspecto a ser mais trabalhado sobre a impaciência – sua ligação com o desejo e com a raiva.

Com a paciência, você cultiva a paciência. Precisa se lembrar da palavra paciência, contemplá-la e aplicar na sua vida diária. Ter a intenção de ser paciente, de cultivar isso aumenta sua capacidade de paciência.

Perceba como a pressa atrasa mais você, como pode se machucar, bater seu carro, ou deixar objetos caírem.

Observe como pode dizer palavras que não queria criando assim conflitos e desarmonias. Pode até fazer um julgamento apressado de alguém ou de alguma situação. Note como a falta de paciência o deixou fora de si e complicou ainda mais os problemas em vez de solucioná-los.

Sem paciência, você perde a beleza da vida, não saborea os detalhes, as sutilezas agradáveis de seus afazeres, de sua vida cotidiana. É a paciência que lhe permite sentir o valor do único momento que existe, o momento presente tão precioso.

A paciência é uma virtude que emerge e brilha do coração e pode ser aumentada com sua prática deliberada e constante. É necessário praticar a arte da paciência para nossa maturidade, inteligência emocional e evolução espiritual.

Com a paciência surge o sucesso, a prosperidade, a saúde, o bom humor. Você se torna uma pessoa mais amável, mais sábia e querida. As pessoas gostam de ficar perto de quem é paciente e gentil. Você terá mais amigos e poderá conviver melhor com sua família e com seus companheiros de trabalho.

Aprenda a colocar sua paciência em funcionamento. Alimente-a com a oração, com a meditação, com o canto dos mantras e deixe que ela se irradie e brilhe de seu espírito. Expresse-a em suas palavras e ações.

Dê um tempo a você mesmo para apenas observar a respiração, para relaxar e gostar de estar em sua própria e boa companhia. Dê um tempo a si mesmo para praticar o apaziguamento, o silêncio interior, a quietude da mente.

Sinta-se confortável antes de fazer seus afazeres, apóie-se e goste de você. Ao fazer isso, você realiza melhor tudo o que faz e pode ser mais útil aos outros.

Para ter paciência, você precisa aprender a controlar seus pensamentos e ações. Observe mais sua mente, tenha vigilância sobre seus pensamentos. Escolha ser feliz, compreendendo os mecanismos da mente, e escolhendo pensamentos positivos e elevados.

Quem pratica as posturas da hatha yoga, pode sentir como essa prática vai desenvolvendo a paciência, alinhando o corpo e mente através da consciência dos movimentos, da consciência da respiração e da consciência do momento presente.

Com a hatha yoga, você faz os movimentos externos, através dos quais o corpo fica mais forte e flexível, mas você também atrai a atenção para dentro.

Esse é o maior propósito da hatha yoga, fazer você deslizar para dentro; voltar-se para dentro, aquietar seus sentidos e sua mente.

Dessa maneira, você vivencia o que é a tranquilidade. Você ensina a disciplina do silêncio para seu corpo e pode assim experimentar esta serenidade em suas ações.

Para se aprofundar na meditação, permita-se sentir paciência e colha os frutos dessa prática. Você aprende a meditar, meditando. Você aprende a ter paciência, cultivando–a pacientemente. (clique aqui e aprenda a meditar)

Vale a pena investir na mente paciente e se tornar mais pacífico e sereno. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!




Criteo Publicidade:

Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.