DESTAQUES

Aprenda a meditar caminhando

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Cultive cada vez mais a mente positiva

por Emilce Shrividya

Um dos grandes ensinamentos do Yoga que pode transformar sua vida é meditar na ação. É aprender a estar presente no momento presente.

Com a prática da concentração podemos meditar em nossas ações cotidianas enquanto caminhamos, tomamos banho, comemos. Aprendemos a tornar consciente o que fazíamos de maneira automática e podemos assim desfrutar de cada momento de nossa vida.

Isto requer treinamento. Não basta pensar e dizer: "Agora vou estar presente, com uma mente concentrada e calma". Isto é um aprendizado que você vai conquistando com paciência e persistência.

Contemple agora por alguns instantes como está sua mente, como está sua atenção:

Alguém falou com você, até coisas importantes, e você não ouviu e, ao perceber que estava longe, perguntou: "O que foi mesmo que você disse?"

Você come apressadamente, conversando, sem sentir o paladar, sem saborear e come mais do que o necessário?

Às vezes você está lendo algo e percebe que está distraído e precisa retornar e ler de novo?

Você fica irritado e impaciente no trânsito?

Ao ir dormir, você ficou querendo resolver problemas, remoendo coisas desagradáveis ou se lembrando de coisas agradáveis e perdeu o sono?

Quantas e quantas vezes, ao longo do seu dia, sua atenção se dispersa no passado ou no futuro?

Esta mente inquieta que divaga a todo instante é a causadora de muito sofrimento. Muitos de nossos problemas são criados pela mente instável e não adianta se preocupar e tentar resolvê-los porque eles não existem. Eles existem apenas em nossa imaginação e mente negativa. A solução está em aquietar a mente e aprender a estar presente na ação.

Aprenda a esvaziar e silenciar a mente. Viva um momento de cada vez com uma mente alerta e ao mesmo tempo tranqüila. Pare de pensar tanto. Isto é essencial para a paz interior, porque com a mente repleta de preocupações, cheia de turbulência com mil expectativas pelo futuro ou lembranças do passado não se pode ser feliz ou sentir serenidade.

Muitas pessoas têm insônia, doenças psicossomáticas, depressão, estresse, medos e não entendem que isto é apenas o reflexo de como vivem na vida diária. A causa está em suas mentes que divagam a todo instante, levando-as ora para o passado, ora para o futuro. Ficam como joguetes da mente sem controle que as escraviza tirando a paz mental.

Para desenvolver estar mais presente na ação procure se concentrar no que está fazendo e quando você perceber que se distraiu, pacientemente, volte a sua atenção para o que está fazendo quantas vezes for necessário. Quando você começar a perceber que está distraído, disperso, é sinal que está ficando presente. Assim, sem cobranças, simplesmente volte a se concentrar no que está fazendo.

A base deste treinamento é concentração sem esforço e relaxamento ao mesmo tempo. Firmeza e leveza de espírito. Mente alerta e relaxada.

Enquanto que durante o dia, a mente se dirige para fora, esgota-se através de tanta atividade e inquietação; quando dormimos nosso cansaço desaparece e acordamos renovados e descansados. Essa experiência diária de dormir e de se revitalizar através do sono nos mostra que, em estado de sono profundo, a mente descansa no Ser.

Desta maneira podemos compreender o valor da prática da meditação diária, do relaxamento, da hatha yoga, da concentração para a tranqüilidade da mente. Com estas práticas, vamos aquietando a mente, sentindo o apaziguamento e permitindo que ele permeie todo nosso dia. Aprendemos a observar a mente, a lidar com ela, a estar mais presentes e levamos isto para nossas ações cotidianas.

Meu treinamento de hatha yoga, praticando as posturas com a consciência do movimento, com a mente concentrada e relaxada ao mesmo tempo, tem me auxiliado muito a entender a importância de estar presente, consciente da respiração, sentindo minha presença, observando meus pensamentos e ações no meu dia-a-dia.

Procuro viver um momento de cada vez, desfrutando plenamente do presente. Isto me tornou uma pessoa mais alegre, mais jovem, mais saudável e feliz. Valorizo cada instante da minha vida com um coração agradecido e aceitação.

Com a consciência do momento presente entendemos o valor inestimável de cada momento. Aprendemos a encontrar a felicidade em nossa realidade presente e nossas tarefas cotidianas não são mais um fardo e nem nos aborrece. Compreendemos que tudo depende de nossa atitude. Se mudarmos a nossa atitude em relação a um lugar, ele se torna excelente. Se mudarmos nossa atitude em relação às pessoas, descobrimos qualidades nelas. Se mudarmos nossa atitude perante os acontecimentos, desenvolvendo aceitação, aprendemos com a vida e somos mais livres e felizes.

Se não estamos presentes não sentimos alegria, não sentimos paz e não podemos compartilhar esses sentimentos com nossos familiares, amigos, em nosso ambiente de trabalho, com o mundo ao nosso redor. Ao conseguirmos desfrutar do momento presente, com uma mente amável, contente e serena, usufruímos a vida verdadeiramente.

"Se você não está presente, você olha e não vê, escuta, mas não ouve, come, mas não saboreia".

Aplique isto em sua vida. Quando comer uma fruta, não coma conversando, em pé, às pressas. Coma sentado e esteja presente, sentindo o paladar, saboreando o momento, absorvendo o néctar da fruta. Além de o alimento lhe satisfazer plenamente, você se acalma e estes momentos alimentam também sua alma que se torna mais tranqüila.

Cultive cada vez mais a mente positiva, o sorriso, a paciência, o bom humor, o hábito da felicidade e alegria. Compreenda que a sua habilidade de viver o momento presente determina sua paz mental. O ontem não existe mais, o amanhã ainda não existe e o presente é o único momento que existe.

Medite caminhando

Em seu livro, "Meditação Andando", o Mestre zen budista Thich Nhat Hanh explica como conseguir a paz interior, ao fazer caminhadas. Com o corpo e mente relaxados, ao inspirar, diga para si mesmo "inspirando" e ao expirar, diga "expirando". Faço isto muitas vezes durante minhas caminhadas diárias. E, imediatamente, observo melhor a paisagem ao meu redor, fico mais presente e calma, com mais entusiasmo e disposição.

Gosto muito também de andar e fazer muitas atividades, fazendo a repetição mental do mantra, pois além de ficar mais focada no momento presente, esta prática esvazia a mente de pensamentos inúteis e negativos. Tenho praticado isto ao longo dos anos e é uma prática poderosa e transformadora. Repito Om Namah Shivaya mentalmente, muitas e muitas vezes ao dia, e assim, em vez de me preocupar sem necessidade, vou purificando a mente com a repetição do mantra que acalma as ondas mentais e cerebrais.

Experimente estas técnicas andando e também em outros afazeres seus e perceba como elas funcionam e tranqüilizam você. Pode também repetir mentalmente uma frase mantrica como: "Eu sou a presença de Deus em ação". Com a prática, você vai perceber como vivia antes cheio de aflições, pensando no passado ou no futuro, e não vivia o momento presente.

Enquanto vai à padaria, enquanto vai a um supermercado, ou na fila de um banco repita mentalmente um mantra ou uma frase mantrica. Perceba como você vai ficando mais consciente, mais presente e confiante. No trânsito, aproveite para ouvir um Cd de mantras ou uma música new age bem suave. Lembre-se de relaxar e respirar.

Em seu livro 'Para Viver em Paz', Thich Nhat Hanh diz: "Segundo o Sutra da Mente Desperta", enquanto se lava a louça, deve-se somente lavar a louça, o que quer dizer: enquanto se está lavando louça deve-se estar totalmente cônscio do fato de que está lavando louça ".

Pode parecer tolice dar tanta importância a uma coisa tão simples, mas é justamente nas tarefas mais simples e cotidianas que aprendemos a meditar na ação, a estar totalmente presentes e conscientes de nossa própria presença, respiração, pensamentos, palavras e ações.

Descubra você também, na simplicidade de suas atividades cotidianas, a felicidade de estar presente no único momento que existe, o momento presente. Desfrute do presente, este "presente precioso", e sinta como sua vida passa a ter mais entusiasmo, mais prazer e tranqüilidade. Participe conscientemente do fluxo natural da vida e seja mais feliz.

Fique em paz!

COMUNICAR ERRO

Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.

ENQUETE

9 verdades e 1 mentira sobre si mesmo no Facebook. O que você acha?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.