DESTAQUES

Sua qualidade de vida é reflexo da sua autoestima

Redação Vya Estelar 01/01/2016 ENTREVISTAS
A autoestima é o recurso mais importante de adaptação às mudanças da vida

por Angelo Medina

A forma como você lida com sua autoestima contribui para fazer melhor ou pior a sua qualidade de vida. No cotidiano isso está presente na forma como você recebe uma crítica. Como você reage a ela? Reconhece que ela é justa por inteiro, ou justa em parte? Repele-a como injusta e maldosa? Abate-se? Leva-a para o travesseirao e sofre com ela na madrugada? Esquece-a minutos depois? Faz uma revisão profunda da sua vida? Como você reage a um elogio? Fica estimulado e grato a quem elogiou? Recebe-o como uma batata quente que precisa ser passada adiante? Rejeita-o no íntimo e desconfia? Diminui seu mérito na ação elogiada?

Outros elementos como competição no trabalho e na relação amorosa, a relação obsessiva com a beleza física e a falta de assertividade são espelhos da sua autoestima. Esses são também fatores limitantes de uma vida harmoniosa e alinhada com valores humanos autênticos.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o trainer em PNL, empresário e holoterapeuta* Karim Khoury, que acaba de lançar o livro Com a Corda Toda - autoestima e qualidade de vida, desvenda os mecanismos da autoestima para você reger a sua vida com uma maior qualidade em todos os momentos do seu dia-a-dia.

*Holoterapia - Karim Khoury é introdutor da holoterapia no Brasil. Técnica francesa de emagrecimento, criada na década de 70, envolvendo massagens, dieta e reeducação alimentar. Complementou-a com a PNL (Programação Neurolingüistica), a fim de demonstrar que é possível mudar comportamentos e crenças que nos impedem de atingir os nossos objetivos.

Vya Estelar - O que é autoestima para o senhor?

Karim Khoury - Em poucas palavras, a autoestima pode ser definida como a avaliação objetiva, honesta e favorável da própria pessoa que influencia todas as suas experiências e a sua qualidade de vida.

Vya Estelar - Qual a relação direta da autoestima com a qualidade de vida?

Karim Khoury -A autoestima é um recurso importante de adaptação às mudanças. Como a nossa vida está sujeita a mudanças contínuas, é preciso adaptar-se sempre. É fato que as pessoas que estão de bem consigo mesmas dispõe de maior energia para enfrentar os novos desafios. Desta perspectiva, tendem a ter uma qualidade de vida melhor.

Vya Estelar - Como desenvolver a autoestima?

Karim Khoury - Colocando em prática conceitos que nos possibilitem exercer influência e construir a vida que desejamos para nós mesmos.

Vya Estelar - Na prática como sei se tenho uma boa autoestima?

Karim Khoury - Por mais equilibrada e por melhor que seja nossa autoestima nos atravessamos momentos difíceis ao longo da vida, e estamos sujeitos a uma serie de mudanças. Um dos indicadores de uma boa autoestima é quando nos adaptamos às mudanças e desafios da vida e temos a sensação que podemos contar com nossas habilidades para enfrentar estas transformações.

Vya Estelar - Superestimar a idéia que a beleza física é o fator mais importante para a conquista da autoestima, causa muitas vezes frustração. Como lidar com esta questão?

Karim Khoury - É saudável sentir-se bem com o próprio corpo e utilizar recursos para aperfeiçoá-lo poderá melhorar a sua autoestima. Entretanto, como qualquer atitude extremista, superestimar a importância da beleza física para conquista da auto- estima gera frustrações. A idéia é construir uma escala de valores saudável atribuindo importância adequada para o desenvolvimento e manutenção da autoestima nos mais variados aspectos da vida. São eles: o corpo, as crenças e valores, os relacionamentos, o modo de agir e reagir às criticas, o desenvolvimento da assertividade, da autoestima no trabalho e na terceira idade; os padrões de pensamento que podem colocar a autoestima em risco.

Vya Estelar - Quais cuidados com o corpo se deve ter para melhorar a autoestima?

Karim Khoury - Em geral, quando pensamos em corpo costumamos acreditar erroneamente que a beleza física exerce grande influência para a autoestima. Este pensamento e muito limitante, pois aborda o corpo unicamente do ponto de vista estético e não funcional. Quando nos damos conta que prestar atenção a si mesmo é a base da autoestima, aumentamos as nossas chances de nos sentirmos bem. Você não pode criar a expectativa de sentir-se bem consigo mesmo se ignorar as necessidades do seu corpo. Todo investimento na sua saúde física tende a melhorar a sua saúde mental. Na prática, isto significa ter um estilo de vida saudável, adotando hábitos como: dormir o suficiente, exercer alguma atividade física, alimentar-se de forma saudável e etc…

Vya Estelar - De que forma autoestima reflete no comportamento das pessoas na relação amorosa?

Karim Khoury - É importante ter em mente que o nosso auto-conceito não é formado unicamente pela nossa própria opinião mas também pela opinião das pessoas que são importantes para nós.

Quando nos relacionamos afetivamente, o nosso parceiro(a) pode contribuir para fortalecer o nosso auto-conceito ou não. Se um casal estabelecer um relacionamento baseado na competição a autoestima dele será colocada em risco, resultando em desentendimentos e conflitos inevitáveis. Embora o conceito de confiança seja abstrato, sem ele não seria possível desenvolver bons relacionamentos. Tendo este conceito em mente, os relacionamentos baseados na confiança contribuem para fortalecer a autoestima do casal.

Vya Estelar - Como você reage a uma crítica? A reação positiva ou negativa revela o quê?

Karim Khoury - Depende da crítica. Se ela for construtiva é bem-vinda. Se a intenção da pessoa que lhe fez a crítica é depreciá-lo(a), esta crítica pode ser encarada como um ataque pessoal e normalmente gera uma resposta negativa que revela um mecanismo de defesa.

Vya Estelar - Como você reage a um elogio? A reação positiva ou negativa revela o quê?

Karim Khoury - Se o elogio for sincero ele é bem-vindo. Se o elogio for uma crítica disfarcada, você tem varias opções de ação: ignorar, responder ou simplesmente não levar a serio.

Vya Estelar - Como reagir a críticas ou elogios?

Karim Khoury - Depende da situação e do contexto. Partindo do princípio que você recebeu uma crítica construtiva, agradeça a observação e aproveite o que há de bom na crítica. Se você recebeu um elogio sincero, agradeça simplesmente.

Vya Estelar - Quais são as principais crenças limitantes e como superá-las?

Karim Khoury - O conceito de autoestima está intimamente ligado ao de autoconfianca. A autoestima também se baseia na autoconfianca para responder eficazmente às mudanças, e é impossível desenvolvê-la se você não acreditar de fato na sua influência sobre o que passa ao seu redor. As pricipais crencas limitantes são variações da seguinte crença "Eu não exerço influência na construção da minha propria vida". Uma forma de superá-la é desenvolver recursos tais como habilidades de comunicação e aprendizagem para exercer cada vez mais influência na vida que você deseja para si mesmo.

Vya Estelar - O que é na prática ser assertivo?

Karim Khoury - Na pratica ser assertivo significa desenvolver habilidades de comunicação para se expressar sem agressividade, respeitando a visão de mundo do seu interlocutor. Ser assertivo significa ser autêntico e estar disposto a defender suas idéias e ponto de vista de maneira clara e em contextos apropriados.

Vya Estelar - Por que a assertividade é um dos pilares da autoestima?

Karim Khoury - Porque é uma das formas de você exercer controle sobre sua propria vida. A assertividade significa exprimir com clareza os seus desejos e necessidades. Isto não garante que você seja sempre bem- sucedido, mas é uma forma de fortalecer a sua autoestima, na medida que você passa a assumir o controle da sua propria vida, de acordo com os seus próprios padrões e não com os dos outros.

Vya Estelar - Como desenvolver a assertividade?

Karim Khoury - Existem uma série de técnicas para se comunicar sem agressividade, minimizando conflitos. Todas as técnicas envolvem o mesmo objetivo: permitir que a pessoa possa decidir por si mesma o que irá ou não fazer e assumir as conseqüências e a responsabilidade pelas suas decisões.

Vya Estelar - Dizem que quem tem autoestima baixa tem dificuldade em dizer não. Quando e como dizer não?

Karim Khoury - O desejo de agradar a todos pode levar uma pessoa a dizer sim mesmo contra sua vontade. Não existe uma fórmula para decidirmos quando é adequado dizer não. Entretanto, se levarmos em conta que dizer sempre sim pode trazer conseqüências indesejáveis para sua vida e que voce tem todo direito de exprimir os seus desejos, necessidades, opiniões e valores e de agir de acordo com eles.

Vya Estelar - Como a autoestima se reflete no ambiente de trabalho? Como ter um espírito empreendedor e de liderança?

Karim Khoury - As pessoas que trabalham num local onde se sentem respeitadas e valorizadas temdem a produzir muito mais do que se trabalhassem num local hostil. Além disso, as pessoas com boa autoestima tendem a se comunicar apropriadamente para obter a cooperação dos colaboradores da equipe. O espírito de liderança depende da congruência, em outras palavras uma das caracteristicas dos líderes e de cumprirem com o que falam. Quanto ao espírito empreendedor, ele também depende de conquistar a cooperação e envolvimento das pessoas em busca de um objetivo comum.




Redação Vya Estelar



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.