DESTAQUES

O que ela não tem? Minha chefe é adorada por toda a equipe

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Todos nós temos comportamentos disfuncionais na vida em geral

por Roberto Santos

"Todos que se dizem chefe não agem como tal, se acham superiores em tudo e pensam que tudo tem de ser resolvido no grito. Ninguém chega a lugar algum sozinho. Minha patroa tem o carinho e respeito de todos. Se for preciso defendê-la aqui estamos nós."

Resposta: Interessante sua participação no Cyber Carreira que me chamou a atenção, porque traz um elogio à sua "patroa" -- bem diferente da absoluta maioria de e-mails recebidos que tratam de críticas, desabafos e pedidos de ajuda sobre como lidar com "chefes-mala-sem-alça", com comportamentos como os mencionados por você.

A tendência mencionada é comprovada por pesquisas que indicam que o nível de incompetência gerencial gira entre 65 e 75%, principal motivo real que leva à rotatividade de pessoal nas empresas. As pessoas não deixam as empresas em que trabalham, mas sim os chefes que deixam de aguentar.

Todos nós temos comportamentos disfuncionais na vida em geral e no trabalho em particular, geralmente associados ao estresse e pressão que fazem com que "saiamos do sério". Sobre este tema, escrevi uma série de artigos para minha coluna de Gestão Pessoal do Vya Estelar, chamada de "Descarriladores de Carreira" (veja aqui), que talvez seja de seu interesse.

Agora, voltando ao começo da resposta -- congratulo a sua chefe por ter esse carinho e respeito de todos e a você por dedicar um tempo para compartilhar seu elogio a ela. Cabe também aos subordinados elogiar e destacar os comportamentos adequados e sempre que possível alertá-lo sobre aqueles que não agregam e só criam problemas, pois ele(a) pode não perceber que está agindo dessa maneira e valorizará quem tentar ajudar a mudar sua postura. Parabéns!




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.