DESTAQUES

Ele fez vários perfis de si mesmo nas redes sociais. Será que falta algo?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Falso perfil pode até conter uma pessoa mais verdadeira

por Anette Lewin

"O que pode significar isso após dois anos de um relacionamento estável?"

Resposta: As redes sociais estão repletas de perfis falsos. As pessoas que estão por trás desses perfis certamente têm algo em comum: querem se comunicar sem serem identificadas.

Os motivos para isso podem variar. Alguns não estão satisfeitos com sua aparência, sua formação, seu status, e inventam um "eu ideal" que lhes agrada mais e acreditam agradar mais aos outros. Outros fazem isso para não se comprometer quando buscam relacionamentos menos convencionais, onde possam dizer o que não diriam através de sua própria identidade. É como se criassem um espaço para expressarem aquilo que não têm coragem de expressar no mundo real.

Nesse sentido, muitas vezes por trás de um falso perfil pode estar uma pessoa até mais verdadeira do que aquela do perfil socialmente aceito. Outros ainda criam várias identidades para viverem vários papéis, como se fossem atores, às vezes apenas com um intuito lúdico.

Respondendo à sua pergunta, se a pessoa com quem você se relaciona criou vários perfis, pode querer apenas se divertir ou pode querer se esconder. Não mais de você, uma vez que você acabou descobrindo.

As redes sociais estão aí para serem usadas do jeito que cada um quiser. É um mundo aparentemente aberto que abriga em seu interior pessoas reais e personagens de ficção. Cabe a cada um que entrar nesse mundo, definir que tipo de jogo quer jogar e que tipo de personagem quer viver. Todo mundo sabe disso. Quem quiser relacionamentos mais consistentes e aprofundados deve sair da virtualidade e encarar o tradicional "encontro marcado".

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.