DESTAQUES

Só é possível ser feliz, se aprender a lidar com a mente

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Seus pensamentos constroem o seu mundo e moldam seu destino

por Emilce Shrividya Starling

A chave para se viver feliz neste mundo é aprender a lidar com a mente, educando-a e conquistando o autodomínio. Precisamos aprender sobre o poder do pensamento e como isto afeta toda a nossa vida.

O ensinamento "Um homem se torna o que pensa ser", é uma das leis básicas do pensamento. Sua vida é, certamente, um resultado de seus pensamentos. Melhore sua maneira de pensar e isto vai produzir ações melhores.

É importante entender que você é o que pensa. Pense que é saudável, forte e se tornará saudável e forte. Seus pensamentos constroem o seu mundo e moldam seu destino.

O cultivo do pensamento positivo é uma ciência. Os pensamentos e as emoções produzem vibrações nas células do corpo. Os pensamentos negativos são a causa direta de muitas doenças, desarmonia e depressão.

Muitas pessoas não têm consciência da importância de seus pensamentos. Por causa de seus pensamentos de tristeza, de medos, de ansiedade são infelizes, sem esperança e sem alegria. A força vital e a vitalidade se tornam baixas e vivem desanimadas.

Um treinamento para acalmar a mente é observá-la. Observar como os pensamentos negativos fogem ao nosso controle, como mudam rapidamente e como nós nos tornamos mais tensos quando nos deixamos envolver por eles.

Você já percebeu como, de tanto pensar nos detalhes de algo que lhe aborreceu, você se sentiu pior? Um pensamento negativo conduziu a outro e a outro, e assim você se tornou mais ansioso e temeroso. Você se deixou levar na turbulência da mente, e ficou como que fascinado por seus pensamentos.

É comum acontecer isto quando as pessoas acordam de madrugada e perdem o sono, pensando no que vão fazer no dia seguinte ou remoendo coisas que viveram no passado. Ficam se torturando, e no dia seguinte ficam se lastimando porque a mente mais uma vez tirou sua paz.

Ou por exemplo, um filho foi a uma festa ou viagem, alguém se atrasou, e logo a mente negativa fantasia desastres, tragédias.Você vai se envolvendo e fica desesperado. E logo depois, você fica sabendo que nada aconteceu. Você fica aliviado, por alguns instantes, mas a mente negativa lhe fez sofrer e você se tornou escravo dela.

Outras pessoas dizem que preferem ser pessimistas porque, se não conseguirem o que queriam, não vão se decepcionar. Elas estão enganadas, pois só de ficarem pensando o que não querem, cultivam angústias e raiva. Sentem a decepção antes mesmo do acontecimento. Além de sofrer por antecipação, estão sendo inimigas delas mesmas, atraindo vibrações negativas e sabotando a própria vida.

Não deixe sua mente ser dominada pelas expectativas e pessimismo. Não enfrente seus problemas com ansiedade e com medos criados por sua mente negativa. Concentre sua atenção nas possibilidades positivas, com uma atitude confiante e calma.

Tenha vigilância sobre a mente e corte esses pensamentos antes que formem uma onda negativa, uma bola de neve mental. Não permita que a mente corra para os velhos padrões mentais.

Em vez de ficar preso neste turbilhão de pensamentos, não os alimente. Pergunte a você mesmo: Para que, de novo, me atormentar com esses pensamentos? Para que alimentar esses pensamentos?

Pense o que você quer de maneira positiva. Não perca seu tempo pensando o que não quer. Visualize suas metas. Ser positivo não é ser otimista e ver tudo cor de rosa ou ter sonhos impossíveis. Ser positivo é estar presente na ação, sem expectativas, aberto para cada momento com um coração tranqüilo e agradecido.

Mas é difícil conseguir o domínio sobre a sua mente, se você está sempre apressado, vivendo em contínuo estresse, sem atenção no momento presente, com mil atividades, fazendo tudo no piloto automático.

Pratique a hatha-yoga com concentração e aprenda a estar presente na ação. Medite com regularidade, silenciando a mente, dissolvendo as camadas de pensamentos que encobrem sua luz. Descubra dentro de você seu tesouro que ninguém pode lhe tirar. Em seu interior, encontra-se tudo que você precisa.

Purifique e aquiete seus pensamentos. Sinta-se motivado a cultivar o poder sobre sua mente e liberte-se de seus medos. Você merece ser feliz. Fique em paz!




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.