DESTAQUES

Altero com meu parceiro por qualquer coisinha. O que eu faço?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Tente entender o que detona suas explosões

por Anette Lewin

"Altero muito fácil com meu namorado. Tenho medo dele terminar comigo, pois ele diz que preciso de um psicólogo."

Resposta: A avaliação do descontrole emocional esbarra quase sempre na questão: de quem é a culpa?

Na maioria dos casos não existem culpados ou inocentes quando se fala de relacionamento. Se você se altera constantemente é porque seu parceiro deve estimular, mesmo sem querer, esse tipo de comportamento ao invés de tentar evitá-lo. Você, por outro lado, mesmo temendo que seu parceiro termine a relação, não encontra motivações para agir de outra forma. Talvez por insegurança ou receio de que um novo modo de agir coloque a relação mais em risco do que já está.

Afinal, quem se sente inseguro, prefere manter velhos hábitos do que arriscar novos. Ou porque, no fundo, acha que você é estourada mesmo e mudar seu jeito é "deixar de ser você mesma". Será?

Esse último argumento, embora nem sempre consciente, é o que acaba atrapalhando muito os relacionamentos. Sim, é verdade, cada um tem seu jeito original de ser. Mais impulsivo, mais tranquilo, mais alegre, mais deprimido, etc. Porém, ao se propor a conviver com alguém, a pessoa deve estar consciente de que algumas características originais poderão inviabilizar o relacionamento com aquela pessoa em especial. E, consequentemente devem ser "domadas" para que a relação sobreviva. Desenvolver novos comportamentos em nome de uma harmonia conjugal não tira a identidade de ninguém; muito pelo contrário, ajuda a enriquecê-la.

Difícil? Nem tanto.

Estratégias

- Tente, em primeiro lugar entender o que detona suas explosões e converse sobre isso com seu parceiro num momento de tranquilidade;

- Tente propor algumas mudanças que envolvam os dois evitando que a conversa recaia sobre a questão da culpa;

- Entenda que você precisa encontrar, dentro de você mesma, táticas de controle, para que as tentativas tenham sucesso.

Depois disso, se você ainda sentir que se altera por qualquer coisinha, siga os conselhos de seu parceiro: procure uma terapia que pode ajudar bastante.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.