DESTAQUES

Dia do meio ambiente é hoje, amanhã e sempre

Marilena Lavorato 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Marilena Lavorato

"Qual é o melhor presente para o meio ambiente?

Resposta: A consciência sobre os impactos de nossas escolhas hoje, no mundo de amanhã.

Há exatos 38 anos, em 05 de junho de 1972, era criado o Dia Mundial do Meio Ambiente na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia) com o objetivo de chamar a atenção do mundo para as questões ambientais.

De lá para cá, muita água rolou literalmente. No Brasil, tivemos nos últimos meses um período de chuvas torrenciais com graves consequências para as populações. E controvérsia à parte, os fenômenos climáticos não podem ser descartados do contexto.

Os ecochatos como ficaram conhecidos os ambientalistas pelas suas insistentes previsões e patrulhamentos agora contam com o apoio da comunidade científica confirmando os prognósticos nada confortáveis e a importância da mudança de hábitos.

Claro que ninguém gosta de sair da zona de conforto, e muito menos abandonar conquistas da tecnologia e desenvolvimento como exemplo, o conforto do ar- condicionado em dias quentes, a delícia de um banho prolongado em dias frios, a funcionalidade de contar com um ou mais carros na garagem, a compulsão em ir às compras sempre que a autoestima entra em baixa, entre outros.

Todas essas mordomias, conquistas da tecnologia e desenvolvimento, que serviam para nosso conforto e bem-estar, paradoxalmente exercem agora papel inverso se não utilizadas com consciência, racionalidade, e sem desperdícios.

A escassez dos recursos naturais não deixa dúvidas. Não basta confiar apenas na tecnologia para resolver nossos problemas. Precisamos também mudar nossos hábitos e principalmente nossa visão de mundo.

Se no passado desenvolvimento e qualidade de vida significavam consumo sem rigor e remorso, hoje sabemos que é um entendimento equivocado e insustentável.
Avançar nos estoques naturais das próximas gerações em nome do conforto e bem-estar da geração atual, não é justo e nem racional.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente é oportuno perguntar:

– Qual é o melhor presente para o meio ambiente?

E a resposta: A consciência sobre os impactos de nossas escolhas hoje, no mundo de amanhã

Se conseguirmos que grande parte da população tenha consciência ambiental e faça escolhas conscientes, o meio ambiente não precisará de uma data especial para chamar atenção sobre o óbvio, a continuidade da vida no planeta.

Afinal, o dia do meio ambiente é hoje, amanhã, e sempre. Não é um dia, são todos.




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Para você a traição significa falta de amor ou que o relacionamento chegou ao fim?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.