DESTAQUES

Como combater a depressão após o infarto?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
MTC recomenda hábito alimentar saudável e atividade física

por Jou Eel Jia

Pessoas que tiveram infarto ou alguma doença cardíaca tendem a ter depressão. O que a MTC recomenda para a pessoa levar uma vida saudável, se achando ainda inteira, um ser integral, pronto para a vida?

Resposta: O infarto do miocárdio é consequência do acúmulo de energia yang do fígado no organismo e provoca alterações levando a um quadro patológico muito perigoso conhecido com síndrome de Yang Ming e isso provoca acidentes cardiovasculares.

Segundo a MTC, o aumento do yang e do estresse levam à liberação de catecolaminas (adrenalina) no organismo para enfrentar desafios e atingir objetivos - precisamos de estresse para sobreviver.

O excesso de estresse gerado pelo aumento de pressões externas, causam distúrbios energéticos que podem levar a acidentes vasculares (Síndrome de Yang Ming.

Estudos indicam que 45% dos pacientes que tiveram um quadro de infarto ou apresentaram algum tipo de patologia cardíaca, faziam uso de medicação antidepressiva. Mas a medicina chinesa descreve também um estado de depressão que vem logo após o episodio cardíaco. Isso acontece devido à falta de energia vital logo após o infarto.

Para isso a medicina tradicional chinesa recomenda disciplina nos habitos de vida

- Deve-se evitar hábitos como fumar e alimentar-se de comidas muito gordurosas, alimentação de qualidade e regrada, nas horas certas

- Prática de atividades físicas como caminhada para circular o Ch'i ou energia, diminuem bastante a possibilidade do aparecimento de doenças cardiacas.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.