DESTAQUES

O que faço para deixar de ser inseguro?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Insegurança pode ser causada por fatores biológicos, psicológicos e sociais

por Eduardo Ferreira Santos

"Isto está me prejudicando e muito... preciso de ajuda."

Resposta: A insegurança é um dos sentimentos mais naturais do Ser Humano, uma vez que não podemos prever o futuro e somos levados a agir, de certa forma, na "escuridão do porvir". Isto é, tudo pode acontecer e apenas podemos ter cautela em nos arriscarmos na grandiosa aventura da vida.

Há no entanto, aquelas pessoas que se deixam levar pelo medo e não acreditando nas suas habilidades para enfrentar os obstáculos que a vida apresenta, se deixam paralisar, chamando a isso de insegurança.

Isso pode acontecer devido a diversos fatores desde biológicos, psicológicos e sociais.

Alguns de nós, de fato, nascem com deficit de alguns hormônios e neurotransmissores que impossibilitam um desenvolvimento saudável da personalidade (fator biológico). Outros, mesmo sendo biologicamente aptos, recebem uma educação baseada no medo e na hesitação, gerando uma série de crenças pautadas na possibilidade de que as coisas na vida ocorram de forma desastrosa ou pelo menos fracassadas (fatores psicológicos) e que podem ser reforçadas por experiências anteriores de fracasso.

Há, ainda as situações sociais efetivamente complicadas de se enfrentar e que geram tensão e medo em qualquer um.

Portanto, analisando cada um desses fatores, é preciso um cuidadoso exame pessoal para descobrir o que pode estar fazendo com que você tenha esse sentimento de insegurança. Isso apenas um bom psiquiatra ou psicoterapeuta poderá ajudá-lo a resolver.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.