DESTAQUES

É possível resolver problemas pessoais através dos sonhos?

Rosemeire Zago 01/01/2016 PSICOLOGIA
Sonhos regulam o psiquismo e podem nos ajudar na resolução de problemas

por Rosemeire Zago

"De que forma programar isso ao deitar?"

Resposta: Quando sentir necessidade de resolver um problema aparentemente sem solução, elabore uma pergunta antes de dormir: "Como posso resolver tal problema?" - descreva o que deseja saber de forma objetiva. Ou: "O que está me incomodando?" Faça perguntas diretas, sem colocar dúvida na questão. Faça isso por cinco noites seguidas, e aguarde a resposta que poderá vir num sonho ou como inspiração, intuição, insight, durante o dia.

Ao acordar fique deitado por um momento e antes mesmo de abrir os olhos, procure se lembrar do que sonhou. Anote principalmente como se sentiu ao acordar. Mesmo sendo um sonho aparentemente triste, você pode acordar feliz e vice-versa. Descreva seu sentimento com o máximo de clareza. Escreva o sonho da forma mais completa possível, pois poderá esquecer tudo depois de algum tempo. Todos os detalhes serão importantes para sua compreensão. Não se preocupe em escrever de forma gramaticalmente correta, nem se preocupe com a caligrafia, pois isso fará com que se concentre mais na razão e os sonhos representam emoção.

A interpretação dos sonhos em geral, requer a assistência de um profissional qualificado, porém vale lembrar que o melhor intérprete sempre é o próprio sonhador, pois os sonhos querem dizer algo para quem sonha, mas caso sinta dificuldade, busque orientação de um profissional.

Os sonhos podem funcionar como uma espécie de regulador psíquico do equilíbrio mental?

Resposta: Sim. Uma das funções do sonho é proteger o sono. Sempre que um estímulo externo ameaçar o sono, o inconsciente se encarregará de incorporá-lo ao sonho. Por exemplo, se a campainha de sua casa tocar enquanto estiver sonhando, o som poderá ser incluído em seu sonho evitando que desperte. Outra função é o equilíbrio emocional, por sua capacidade de elaborar conflitos internos e profundos.

Tenho pesadelos recorrentes e fico até com medo de dormir, como me livrar deles?

Resposta: Há pessoas que sonham o mesmo sonho desde a infância. Os sonhos se repetem quando nos falta perceber alguma coisa ainda não compreendida ou após um trauma muito forte (assalto, seqüestro, estupro, entre outros). São sonhos comuns também em estresse pós-traumático. Tendem a aparecer até resolver a situação, consciente ou inconscientemente. Geralmente são mensagens importantes que devem ser analisadas com atenção, podendo representar dor, medo, ou sentimentos que foram reprimidos e que devem ser reconhecidos. Após ser interpretado e elaborado conscientemente, ele tende a não mais aparecer. Para que você possa interpretar, o mais indicado é procurar um profissional que trabalhe com sonhos.




Rosemeire Zago

Psicóloga com abordagem junguiana com especialização em psicossomática. Desenvolve uma abordagem voltada para o autoconhecimento e criança interior.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.