DESTAQUES

O que eu faço pro meu marido sentir ciúme de mim?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Anette Lewin

Resposta: Interessante a sua pergunta. Parece que para você gostar, está intimamente vinculado a sentir ciúme, enquanto para outros o ciúme acaba com a relação. Não existe fórmula para fazer o outro sentir ciúme, mas acho que você deveria pensar se seu marido não sente mesmo ou apenas não expressa o ciúme. Ficar provocando pode ser uma faca de dois gumes. Analise com cuidado seu relacionamento e veja o que de fato está faltando nele. O ciúme por si só não irá suprir essas carências.

Ciúme retroativo
Estou sofrendo muito para terminar um relacionamento. Ela namorou uma pessoa durante quatro anos. Por essa razão, me sinto inseguro quanto ao amor que ela diz sentir por mim.

Resposta: Você sente que precisa ter o controle absoluto da pessoa para poder se ligar a ela, não é? Reflita um pouco: ninguém tem controle absoluto do passado de ninguém e muito menos do futuro. Relacionar-se implica em correr riscos de perda, com passado ou sem ele. É claro que os riscos diminuem se o presente é vivido intensamente e as pessoas se entregam na relação, mas garantias absolutas você não vai encontrar, mesmo que se relacione com uma virgem. Pense nisso e não deixe escapar as oportunidades que se apresentam a você.

Ele sentia muito ciúme, mas terminou tudo de repente
Um amor tão lindo sem mais nem menos acabou de um dia para o outro. Tinha tanto ciúme e de repente não me quis mais. Não entendo, já tentei encontrá-lo, não me atende nem ao telefone.

Resposta: Raramente as relações terminam 'de um dia para o outro'. O que geralmente acontece é que os sinais de desgaste não são percebidos ou não são levados em conta por um dos parceiros. Talvez para você a demonstração de ciúme, por si só, era um sinal de que as coisas iam bem. Você acreditou nessa 'verdade' criada por você mesma e esqueceu de olhar para outros aspectos da relação. Ou seja, cuidar da relação como um todo, pensar no que você sentia por ele, entender o porquê de tanto ciúme. Esqueceu de avaliar o que você estava dando e o que estava recebendo, se havia um equilíbrio nessa troca. Aproveite essa fase difícil para repensar para que serve um relacionamento para você.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.