DESTAQUES

Impulso incontrolável para trair é doença?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Anette Lewin

"Amo minha esposa, é um amor de verdade, mas não consigo me controlar e acabo me envolvendo com outras mulheres, principalmente na Internet. Isso me deixa com sentimento de culpa culpado e cheio de dúvidas. Isso pode ser uma doença?"

Resposta: Não conseguir controlar impulsos só pode ser considerado uma doença quando for frequente ao ponto de prejudicar a qualidade de vida da pessoa subjetiva ou objetivamente. No seu caso, uma vez que a atitude de se envolver com mulheres pela internet gera culpa e dúvidas, você deve avaliar até que ponto essas culpas estão atrapalhando sua relação de casamento ou aumentando sua ansiedade. Se você concluir que está se atormentando demais com a questão procure ajuda profissional. Uma psicoterapia poderia ajudar você a entender melhor o que se passa no seu interior e adquirir maior controle de suas vontades.

Traição realmente representa o fim?
Tive uma relação fora do casamento e minha esposa descobriu. Ela disse que nunca iria me perdoar, mas sempre rolou alguma coisa entre nós. Amo muito minha esposa e sei que ela me ama. Sei que ela está muito decepcionada e magoada comigo. Quero voltar para ela, estamos casados há 12 anos e temos dois filhos. Será que existe chance de voltarmos?

Resposta: Parece que o caso que você teve fora do casamento atrapalhou bastante, mas não destruiu o que vocês sentem um pelo outro. E quando isso acontece sempre há uma chance de reconciliação. É importante que você entenda que a mágoa que ela está sentindo não vai sumir de uma hora para outra, que a confiança está abalada, que ela pode adotar novos comportamentos que vão parecer estranhos a você. Se você for capaz de esperar, ter paciência e mostrar que concorda em passar por esses momentos difíceis ao lado dela, a reconciliação é possível sim. Vale a pena tentar!

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.

Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.