DESTAQUES

Cremes cosméticos para gordura localizada realmente funcionam?

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Alimentação equilibrada melhora o controle corporal

por Sonia Corazza

Como existem pessoas aguardando o pote da felicidade! Aquele que traria um creme milagroso que "enxugasse" a gordura excedente em apenas algumas poucas aplicações. Mas não adianta rezar.

Gente, esse tipo de fórmula simplesmente não existe!

Então no que acreditar? O que fazem os cremes cosméticos para gordura localizada? Funcionam mesmo?

Fórmulas verdadeiras; quais são

São formulações destinadas a massagear o corpo e permitir o suprimento para a pele de princípios ativos com ação lipolítica, drenante e restauradora. Uma boa formulação deve associar essas três categorias de matérias-primas ativas, procure por elas no seu produto cosmético:

1 - Ativos lipolíticos

A lipólise é "quebra" da gordura em ácidos graxos e glicerol, substâncias utilizáveis pelo organismo no processo metabólico natural. A cafeína é uma excelente ativador do metabolismo dérmico de gorduras, pois permeia a epiderme e derme e consegue chegar, por si só, a camada onde a gordura se encontra. Além da cafeína outras metilxantinas também agem dessa forma, como a teofilina e a teobromina retirada do cacau, muito em moda na Europa, desde o verão passado e presente em produtos de linhas consagradas.

2 - Ativos drenantes

Agem estimulando a liberação de toxinas para as linfas, ajudando a diminuir os edemas e acúmulos. Bons exemplos de ingredientes estão nos extratos vegetais de hera (Hedera helix) e Centella asiática.

3 - Ativos restauradores da barreira cutânea

A pele onde se instala a celulite e excesso de gordura fica empobrecida também de oxigenação, portanto menos nutrida e hidratada. Alguns bons ativos são as vitaminas e lipídios vegetais.

Quais são?

Os clássicos mentol e cânfora, muito usados em géis modeladores, agem somente como termo-ativos, isto é, abaixam a temperatura da pele e estimulam a circulação periférica, mas não penetram na pele. São ingredientes complementares, que pertencem a uma geração antiga de formulações para o cuidado cosmético corporal. Não fazem mal, mas também contribuem pouco para melhorar a condição cutânea.

Bem, pessoal, agora é com vocês. Para melhorar o contorno corporal é sempre fundamental adotar uma alimentação equilibrada, agregar uma rotina de exercícios físicos ao seu dia-a-dia e escolher produtos cosméticos que complementem bem tudo isso. Boas escolhas e bom dia!

COMUNICAR ERRO

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.