DESTAQUES

Aprenda como viver pleno no momento presente e seja mais feliz

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Descubra a serenidade de estar presente no agora, o único momento que existe

por Emilce Shrividya Starling

Aprendi com o Yoga, um sábio ensinamento que nos dá muita paciência e aceitação: Tudo passa. Tanto as coisas boas como ruins. Tudo passa.

É importante se abrir para viver o momento presente, com a mente concentrada no que estamos fazendo e pensando. Essa concentração em nossas atividades é o treinamento para a paz interior e paciência.

Com essa consciência do momento presente, sentimos bem-estar e felicidade em nossa realidade atual. Aceitamos melhor nossas tarefas diárias, sem nos aborrecer, sem irritação. A vida já não é vista como uma luta ou um fardo. É sentida como uma oportunidade de evolução, de valor inestimável.

Se não estivermos presentes na nossa ação, olhamos e não vemos, escutamos, mas não ouvimos, comemos, mas não saboreamos. Quando vivemos o agora, podemos ficar contentes com as coisas simples da vida cotidiana.

Descubra essa simplicidade no seu dia a dia. Descubra a serenidade de estar presente no agora, o único momento que existe. Sinta como sua vida passa a ter mais harmonia, paz mental e entusiasmo.

Se você mudar sua atitude em relação às pessoas, pode descobrir qualidades nelas. E, mesmo que descubra apenas uma qualidade positiva, isso vai melhorar muito seus relacionamentos.

Se você mudar sua atitude em relação a um lugar, em vez de ver somente os defeitos, ele se tornará um ótimo lugar. Se você mudar sua atitude perante os acontecimentos, desenvolvendo aceitação e paciência, você aprenderá com a vida, e será mais pacifico e livre.

Para cultivar a aceitação, precisamos nos concentrar na constância da presença de Deus em nossa vida. Deus sempre se lembra de nós. Nós é que, muitas vezes, nos esquecemos Dele.

Quando estivermos felizes, entusiasmados, alegres, devemos concentrar nossa atenção na presença de Deus em nossas vidas. Quando não nos sentirmos bem, ou achamos que não conseguimos dar mais um passo, devemos voltar nossa atenção para Deus.

Dê uma pausa no seu dia: aprenda a prática da contemplação

Agora faça uma pausa. Vamos fazer uma prática de contemplação.

Sente-se confortável. Relaxe a mente e o corpo. Feche os olhos suavemente.

Deixe que sua mente se fixe na respiração. Perceba a inspiração e a expiração. Sem fazer nada para respirar, observe a entrada e saída do ar. Permita-se relaxar para penetrar na convicção das palavras dessa contemplação.

Faça uma "apólice de seguro" com Deus, com essa oração do Yoga:

"Deus está na minha frente. Deus está atrás de mim. Deus está em cada lado meu. Aonde eu for, e no que eu estiver fazendo, sempre Deus me protegerá."

Agora, repita para si mesmo: "Meu coração está cheio de coragem. Meu coração está cheio de coragem.".

Inspire coragem e sinta que ela flui da sua fonte interior de coragem. Expire, sentindo que a coragem permeia todo seu ser.

Repita novamente: "Meu coração está cheio de coragem".

Experimente essa prática de oração com devoção, e desenvolva uma fé inabalável. Desperte sua própria coragem interior. Essa coragem lhe ajudará a atravessar períodos de desafios com paciência. Vai lhe ajudar a superar as dificuldades com um coração corajoso.

Contemple esse lindo poema do século XIX, do poeta Padmakar:

"Ó meu coração corajoso, tenha paciência. Se puder manter a bravura por algum tempo, verá que os tempos difíceis mudarão para melhor. Assim como a tristeza sucede a felicidade, da mesma forma, depois de algum tempo, a felicidade também sucederá a tristeza. Ó meu coração corajoso, tenha paciência. Um dia, mais cedo ou mais tarde, os dias felizes retornam."

Você tem escolhas: pode passar a vida se lamentando, se queixando, ou vivê-la com harmonia e dignidade.

Em vez de ficar reclamando do que não tem ou não conseguiu, conte suas bênçãos. Concentre-se no que tem. Sinta gratidão por Deus, pelo planeta Terra, pela vida, pelo simples estado natural, por estar vivo.

Com uma mente agradecida, você poderá sentir mais alegria e ser mais feliz. A felicidade é um estado mental. Conquistar uma mente pacífica e positiva é uma das chaves da felicidade.

É importante uma atitude mental sincera desde manhã. Portanto, ao acordar, pense: "Vou aproveitar esse dia de modo positivo. Vou ser paciente e calmo".

Queremos conforto e segurança. Queremos felicidade para nós mesmos e para nossa família. E merecemos ser felizes. Mas, devemos também querer que os outros sejam felizes. Portanto, precisamos expandir nossa boa vontade e nossas motivações para incluir as outras pessoas.

Dalai Lama nos dá uma oração para começarmos o dia, aspirando nosso bem-estar, nossa felicidade e a felicidade dos outros:

"Eu estou vivo. Eu tenho uma preciosa vida humana. Eu não vou desperdiçá-la. Eu vou usar todas as minhas energias para me desenvolver. Para expandir o meu coração para os outros, Para alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres. Eu não vou ficar com raiva. Ou pensar mal dos outros. Vou beneficiar os outros, tanto quanto eu posso."

Cultivando estados mentais positivos, como a generosidade, seremos mais felizes. Quando estamos apenas centrados em nós mesmos, nós nos tornamos egoístas, tristes e deprimidos.

Transformação é lenta e gradativa: seja paciente e perseverante

Fortaleça os aspectos positivos da sua mente, como amabilidade, compaixão, paciência. Essa transformação é lenta e gradativa. E, aos poucos, você mudará os antigos hábitos negativos por novos condicionamentos positivos. Você vai se transformando para melhor, despertando para sua própria coragem e bondade.

Quando você se sentir triste ou infeliz, ou quando se sentir ótimo, lembre-se de que Deus está presente. Busque refúgio no Senhor. Reconheça a presença e proteção divina em sua vida.

Como diz Max Erhmann na Desidrata: "Seja você mesmo. Seja gentil consigo mesmo. Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas; você tem o direito de estar aqui. E, quer você entenda, quer não, o universo está se desenrolando como deveria. Portanto, fique em paz com Deus, seja qual a forma como você O concebe. A despeito de todas as fraudes, enganações e sonhos perdidos, este ainda é um mundo belo. Seja alegre. Esforce-se para ser feliz".

Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!




Criteo Publicidade:

Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.