DESTAQUES

Confiar em alguém pode ser um ato egoísta e limitar o relacionamento

Saulo Fong 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Confiar de forma ampla e genuína exige maturidade

por Saulo Fong

Confiança é uma palavra muito utilizada nos relacionamentos hoje em dia, mas o que ela significa para você?

Será que tem o mesmo significado para as outras pessoas?

Para onde está direcionada a sua confiança?

Você confia em quê ou em quem?

Quando a maioria das pessoas utiliza a palavra confiança, ela geralmente está direcionada a alguma pessoa, por exemplo: "Eu confio nela." Entretanto, esta é uma frase que está incompleta, e essa é uma das razões que causa frustração para a pessoa que a emite. A pergunta que fica é: "No que você confia nela?" Você confia que ela irá te apoiar? E nesse ponto, podemos fazer uma nova pergunta: "Você confia que ela irá te apoiar quando?" Através dos questionamentos podemos aprofundar cada vez mais a questão da confiança.

Esse tipo de confiança possui ainda um fator em sua estrutura que pode também ser a causa de muitas frustrações nos relacionamentos. Ela está voltada ao nosso desejo que o outro faça algo que nós queremos. Esse tipo de confiança limita o campo de ação do outro e serve apenas para trazer uma falsa sensação de segurança. Basicamente, esse tipo de confiança tem o seguinte pensamento em sua essência: "Eu confio que você irá agir de acordo com aquilo que eu quero que você aja no momento que eu achar apropriado." É uma confiança egoísta que aprisiona e limita.

Há um outro tipo de confiança que possui um olhar mais amplo e sistêmico do outro e da Vida. É uma confiança que percebe cada pessoa como um ser dinâmico e em constante desenvolvimento. É uma confiança que liberta e cria possibilidades mantendo cada um com sua própria força. Esse tipo de confiança exige maturidade, entrega e uma constante autorreflexão sobre a Vida. Esse tipo de confiança tem o seguinte pensamento em sua essência: "Eu confio naquilo que atua em você" ou "Eu confio que você agirá de acordo com o que for melhor para você no momento que você achar apropriado para você."

Cabe a cada um de nós escolher qual tipo de confiança desejamos exercitar e vivenciar em nossos relacionamentos e em nossa vida. Eu confio que você escolherá aquela que é melhor para sua vida neste momento.




Criteo Publicidade:

Saulo Fong

Master Coach e Terapeuta Transpessoal do Instituto União em São Paulo. Especialista em integração mente-corpo, meditação e relacionamentos humanos.Trainer em PNL (Programação Neurolinguística) com formação em Hipnoterapia, Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais, Renascimento e Medicina Psicobiológica. É instrutor faixa-preta 3º Grau de Aikido e praticante de Kendo (2º Dan). Ministra cursos, treinamentos e workshops na área de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e relacionamentos humanos. Mais informações: www.comomeditar.com.br



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.