DESTAQUES

Qual é o primeiro passo para me livrar do sentimento de culpa?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Humildemente peça perdão a si mesmo

por Eduardo Ferreira Santos

"Como me livrar do sentimento de culpa e punição por atitudes que inclusive me feriram? Isso me faz tanto mal. Por que tanta dificuldade em me perdoar e reconhecer que não sou perfeito?"

Resposta: O sentimento de culpa é algo bastante complicado de se lidar, pois pode, a priori, ser um sentimento habitual de um estado depressivo, o qual deve ser tratado primeiro.

Por outro lado, vale a pena mesmo fazer uma reflexão profunda sobre o que está causando esse sentimento e avaliá-lo com seriedade.

Técnica para se libertar do sentimento de culpa

Costumo propor aos meus clientes que, na imaginação, simulem um verdadeiro "julgamento" de si mesmos, assumindo ora o papel de promotor, ora o de advogado de defesa, ora o de juiz e das próprias testemunhas.

Imagine-se em um tribunal em que são apresentadas as mais sinceras acusações contra você e "ouça" atentamente sobre o que o acusam...

Seu "advogado" irá apresentar as defesas e você mesmo poderá depor assumindo ou não a responsabilidades por suas "falhas".

O "juiz", então, irá julgá-lo, considerando todos os AGRAVANTES e ATENUANTES determinando o veredito e as penas caso, de fato, seja condenado!

Só então, você poderá entrar em contato com o mais profundo de seu psiquismo e reconsiderar todas as suas ações e omissões ao longo da vida.

Humildemente peça PERDÃO a si mesmo e tente encontrar um padrão de vida que lhe seja mais amigo e confortável.

Acredite! Isso pode ajudá-lo. E muito!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.