DESTAQUES

Limpar o disco rígido da mente?!

Regina Wielenska 01/01/2016 PSICOLOGIA
Limpar o disco rígido da mente?!
Com foco no presente, siga em direção ao que toca os seus sentidos

por Regina Wielenska

Nossa cabeça praticamente não para de pensar, até mesmo dormindo sonhamos, por vezes coisas boas, pesadelos, algumas com sentido evidente, outras com sentido algum ou sentido oculto...

O problema surge quando gastamos um monte de tempo, energia e esforços lidando com pensamentos assustadores acerca do futuro incerto ou ficamos presos nas teias do passado, remoendo histórias, cavoucando arrependimentos e nos condenando por atos e omissões.

Cada vez que o passado ou o futuro nos dominam de um jeito insensato, escravizante, acabamos por nos desconectar da única dimensão temporal que nos torna vivos, capazes de transformar o mundo e a nós mesmos: o presente, o aqui e agora é mesmo um tabuleiro para infinitas possibilidades de ações.

O que fazer, visto ser impossível e inútil insistir em alcançar uma mente vazia, desprovida dessa vitalidade das palavras e imagens?

De um modo simplificado, podemos dizer que há dois conjuntos grandes de "conteúdos mentais": os que nos ajudam a caminhar na direção do que realmente importa, de forma a nos aproximarmos de uma existência compatível com nossos valores em contraponto a aqueles pensamentos cuja função última é nos afastar destes valores, roubando nosso senso de propósito da vida, nos atirando no limbo da vida oca, sem significado.

Seria interessante que, a cada vez em que automaticamente pensarmos no que em nada nos ajuda, pudéssemos sacar o que se passa naquele exato momento. Perceberíamos o desarranjo, e suavemente nos reconectaríamos com o presente, sem julgamentos duros ou remoer coisas desnecessariamente. Algumas das estratégias de aprendizagemas que nos educam nesse sentido são as práticas meditativas, o yoga e exercícios de relaxamento.

Independente de eventuais antigas origens filosóficas ou religiosas de algumas dessas práticas, a medicina contemporânea tem estudado seus efeitos sobre a saúde física e mental, e os resultados são consistentes e muito promissores mesmo.

Procure se informar a respeito com especialistas e fontes de internet ligadas a centros de pesquisa, evite charlatanices, busque aprender mais e exercitar aquilo que aprender. Um bom trabalho a todos!

Desejo a você muita paz, e que com um foco no presente, seja viável seguir em direção ao que mais tocar seus sentidos.

COMUNICAR ERRO

Regina Wielenska

É psicoterapeuta na abordagem analítico-comportamental na cidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela PUC-SP em 1981, é Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela IP-USP. Atua como terapeuta e supervisora clínica, é também professora-convidada em cursos de Especialização e Aprimoramento. Publicou dezenas de artigos científicos, e de divulgação científica, além de ser coautora de livros infanto-juvenis.

ENQUETE

Você acha que um romance iniciado no Carnaval tem chances de dar certo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.