DESTAQUES

Cólica menstrual: fisioterapia pode auxiliar no alívio da dor

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Juliana Prestes Mancuso

Muitas mulheres sofrem com sintomas doloridos e desagradáveis durante o período menstrual, como por exemplo, a dismenorreia (cólica menstrual).

A dismenorreia resulta em espasmos (contrações involuntárias). Acredita-se que esses são estimulados por um hormônio chamado prostaglandina produzido na metade do ciclo mesntrual. Como terapêutica, são usados contraceptivos orais e outros tipos de medicamentos capazes de reduzir a produção desse hormônio.

Cerca de 52% da população feminina sofre de dismenorreia primária, que é a menstruação dolorosa na ausência de lesões nos órgãos pélvicos.

Geralmente as cólicas acompanham os ciclos menstruais normais e ocorrem logo após as primeiras menstruações, cessando ou diminuindo de intensidade em geral em torno dos 20 anos ou com a gravidez; sua ocorrência está relacionada com um aumento da produção de algumas substâncias pelo útero chamadas de prostaglandinas, que promovem contrações uterinas dolorosas.

A dismenorreia secundária está associada a alterações do sistema reprodutivo, como a endometriose (doença ginecológica caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, ou seja, em qualquer outro lugar do corpo), uso de DIU (dispositivo intrauterino) como método anticoncepcional, infecção pélvica, anormalidades congênitas da anatomia do útero ou da vagina, miomas (tumores)uterinos, entre outras causas.

A dismenorreia tem vários tratamentos, dentre eles a fisioterapia, que pode ser uma alternativa no alívio da dor que, se não for controlada, constitui um potente agente causador de estresse.

Através de exercícios físicos como alongamento, eletroterapia, técnicas específicas de massagem, exercícios respiratórios e relaxamento, a qualidade de vida da paciente pode ser restabelecida de forma saudável e sem contraindicação.




Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.