DESTAQUES

Pessoa alcoolizada realmente diz o que pensa?

Danilo Baltieri 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Danilo Baltieri

"Nessa época do ano, festas em família, confraternizações nas empresas regadas a álcool e comida farta... Estamos sempre sujeitos a receber de um familiar ou colega de trabalho aquele feedback franco e ácido. Enfim, podemos ouvir aquilo que não gostaríamos... E aí fica a pergunta: quem bebe além da conta realmente diz coisas que não teria coragem de falar normalmente?"

Resposta: No momento da intoxicação alcoólica, vários comportamentos podem ser observados. Agressividade verbal ou física, agitação psicomotora, autoagressividade, comportamento sexual inadequado, labilidade emocional, julgamento prejudicado podem ser vislumbrados.

Nesses momentos, o indivíduo intoxicado pode precisar, inclusive, de tratamento médico em serviços de urgência médica, tendo em vista que ele pode apresentar inúmeras complicações físicas decorrentes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Dessa forma, as alterações comportamentais estão relacionadas com o consumo intenso de álcool.

Muitas vezes, o comportamento da pessoa intoxicada pode ferir os sentimentos de outras pessoas que estão próximas dele. Isso deve ser conversado com o indivíduo após a desintoxicação, de forma clara e transparente. Isso pode, inclusive, fazer com que este indivíduo pense muitas vezes antes de embriagar-se novamente.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.