DESTAQUES

Homens que tomam chá, de fato, têm menos barriga?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Barriga masculina representa o acúmulo da energia yin

por Jou Eel Jia

Estudo apresentado no Primeiro Congresso Internacional sobre Obesidade Abdominal, em Hong Kong (2010), realizado pela Universidade de Queen (Canadá), indica que o consumo diário de chá pode ajudar a reduzir a barriguinha de chope dos homens.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a barriga masculina representa o acúmulo da energia yin e turvacidade (na medicina ocidental um exemplo é o colesterol) do baço pâncreas e do plexo mesentérico. Isso significa na prática uma alteração do metabolismo.

A redução e diminuição do metabolismo do baço pâncreas é devido à alimentação desregrada, à falta de exercícios físicos. Esses são motivos que levam à turvacidade e consequente aumento da circunferência abdominal.

Hoje a ciência já detectou que o homem com maior acúmulo de gordura abdominal tem maior propensão a doenças cardiovasculares. Por isso o risco não se restringe às pessoas obesas, os magrinhos com a barriginha de cerveja correm o mesmo risco.

Os chás de um modo geral promovem a melhor circulação da energia do BP (baço pâncreas) responsável pela eliminação dessa turvacidade. Por isso o hábito de tomar chá pode promover melhor desempenho do Qi Hua, que é a conversão de matéria em energia.

Consumo de chás

A palavra fitoterapia vem do grego phytos (planta) + therapeía (terapêutica), ou seja, a cura através das plantas.

Fica aí a sugestão antibarriga através de alguns chás como: chá verde, cavalinha, cana-do-brejo, erva-doce e picão.

Coloque uns dois punhados de cada na mesma infusão em um litro de água fervente, apague o fogo e deixe a panela tampada por 3 minutos. Tome um litro durante o dia.




Criteo Publicidade:

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.