DESTAQUES

Exame de artérias da retina ajudam a entender o que se passa nas artérias do cérebro

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

Da Redação

O exame das artérias da retina representa uma extraordinária oportunidade para entender o que se passa nas artérias do cérebro. Não é difícil compreender que há uma associação entre o estado da retina e do cérebro quando pensamos no fato de que eles eram uma só estrutura nas primeiras semanas de existência do embrião.

Quando estudamos, percebemos que eles são parecidos em vários aspectos. Tanto o cérebro quanto a retina apresentam células especializadas em fazer a interface com o sangue e que funcionam como um eficiente filtro daquilo que pode ou não entrar em contato com esses órgãos.

Na prática, é importante saber que quando doenças como a hipertensão arterial e o diabetes chegam a alterar as artérias da retina, elas também já estão fazendo mal às pequenas artérias do cérebro. Essas alterações são conhecidas como Doença de Pequenos Vasos Cerebrais e representam uma das principais causas de perda do desempenho cerebral em idades mais avançadas. Isso vai silenciosamente enchendo o cérebro de pequenas cicatrizes ou buraquinhos, facilmente detectados pela Ressonância Magnética.

O que fazer para proteger nosso cérebro dessas lesões?

Tomar as mesmas atitudes que boa parte das pessoas sabe que são eficazes para reduzir o risco de um infarto do coração ou derrame cerebral:

- Não fumar;

- Praticar atividade física;

- Reduzir o estresse;

- Consumir bebidas alcoólicas com moderação;

- Adotar uma dieta saudável e o controle do peso;

- Para quem tem doença do coração, alterações do colesterol, diabetes ou hipertensão arterial, tratar essas condições com preciosismo.

Fonte: Dr. Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp

COMUNICAR ERRO
loading...

Redação Vya Estelar

ENQUETE

9 verdades e 1 mentira sobre si mesmo no Facebook. O que você acha?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.