DESTAQUES

Cosmetodinâmica do vinho: será que vinho faz bem para a pele?

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Existe máscara de vinho para o rosto

por Sonia Corazza

O vinho tinto, desde que consumido em doses moderadas, tipo duas taças, faz bem, pois os flavonóides evitam o envelhecimento precoce através do combate aos radicais livres, mas será que funciona na pele?

Claro que sim. Então vamos analisar os porquês.

Cosmetodinâmica do vinho

Mais de 80% do vinho é formado por água, um excelente veículo cosmético. De 10 a 20% é a quantidade média de etanol, glicerol e outros álcoois, que agem como anti-sépticos, evitando a contaminação microbiana. Aproximadamente 8% do vinho é composto de ácidos, como os ácidos tartárico, málico e cítrico que agem como microesfoliantes, deixando a pele macia e lisinha, um verdadeiro peeling químico ultra-suave.

O vinho contém cerca de 3.000 mg/l entre taninos, antocianinas e flavonas, substâncias fenólicas que fazem parte dos ativos antioxidantes importantes para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme. Sabe o que significa? O vinho evita o envelhecimento precoce da pele.

Além de tudo quase 15% do vinho é formado de açúcares, como a glicose e a frutose, que agem como hidratantes naturais, evitando o ressecamento da pele. As vitaminas C, B1, B2, B6, biotina, niacina, inositol e ácido pantotênico agem como balanceadores naturais, enquanto que os sais minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre e zinco catalizam reações fundamentais para a saúde deste invólucro fundamental do nosso corpo.

Máscara de vinho para o rosto

Que tal uma máscara de vinho antiageing? Anote a receita.

½xícara (chá) de vinho tinto de boa procedência

1 sachet de gelatina sem sabor

½ xícara (chá) de água fria

Misture a gelatina na água e leve ao fogo brando, mexendo constantemente para dissolver, porém não deixe ferver. Retire do fogo, esfrie e adicione o vinho, mexendo até homogeneizar completamente. Leve a geladeira por 15 minutos ou até começar a espessar e então aplique sobre a pele do rosto limpa e seca, permanecendo em repouso por 20-30 minutos.

Remova com água fria, seque bem e evite a radiação solar.

COMUNICAR ERRO

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

ENQUETE

Assistir a filmes com uma boa história é uma forma de adquirir autoconhecimento?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.