DESTAQUES

É alérgica ou sensível ao esmalte? Saiba o que fazer

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Primeiro teste o esmalte em apenas uma unha

por Sonia Corazza

Muitas mulheres apresentam reações de desconforto ao usar esmaltes comuns, mas hoje existem alternativas.

Nas fórmulas *hipoalergênicas para esmaltes, os solventes e resinas comuns são trocados por veículos mais suaves, que não irritam a pele nem causam reações de desconforto. Ingredientes potencialmente danosos, como formaldeído, tolueno e dibutil ftalato são trocados por acetato de butila e álcool isopropílico, de menor poder sensibilizante.

Quem é quem?

O tolueno é um antioxidante e solvente usado em esmaltes comuns em concentrações de até 50%. Pode causar anemia leve quando ingerido e danos ao fígado, ao aparelho respiratório e dermatite. É um narcótico em altas concentrações. Suspeita-se até que seja cancerígeno em seres humanos.

A substância conhecida como tolueno sulfonamida/resina de formaldeído é usada como um “fortalecedor de unhas”, para aumentar adesão e brilho ao esmalte.

Supostamente não deveria haver formaldeído livre nas formulações devido às inúmeras reações adversas causadas pelo formol. Esse composto é um potente sensibilizador quando em estado líquido (mas não no estado sólido), portanto não toque a pele enquanto o esmalte não estiver totalmente seco. São comuns reações alérgicas a esse componente. Elas se manifestam nas pálpebras, pescoço e ao redor da boca, curiosamente quase nunca nas mãos.

Como saber se você é sensível a fórmula?

É sempre bom fazer um teste em apenas uma unha e aguardar 24 horas para avaliar se houve alguma reação de sensibilização, pois mesmo eliminando as substâncias mais agressivas, pessoas pré-disponentes podem desencadear quadros de desconforto, ardência e irritação local.

A **dermatite de contato é a manifestação mais comum. É uma reação que tipicamente consiste no desenvolvimento de uma resposta de eritema (vermelhidão/doença inflamatória da pele) e edema (inchaço) cerca 30 a 60 minutos após a pele ser exposta a certos agentes

Testes clínicos conduzidos no público-alvo garantem que o nível de manifestação adversa é mínimo, tornando a fórmula confiável.

* fórmulas que têm mínimo risco de causar alergias

** reação alérgica do contato do esmalte com a unha

COMUNICAR ERRO

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

ENQUETE

Você consegue cumprir as resoluções de ano novo?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.