DESTAQUES

Por que está cada vez mais importante você se movimentar?

Marta Relvas 30/10/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Por que está cada vez mais importante você se movimentar?
Fonte: imagem Pixabay
Movimente o corpo!

por Marta Relvas 

O movimento do corpo está presente em grande parte da rotina humana. E a atividade motora começa dentro do útero e faz parte do cotidiano desde a vida intrauterina até o envelhecimento.

Publicidade - o texto continua abaixo.




 
O desenvolvimento motor desenvolveu-se a partir  de estímulos que o corpo e o cérebro captam de fatores ambientais.

Em destaque sobre o movimento temos o cerebelo e o córtex motor. Estas são estruturas do encéfalo responsáveis pelo controle do tônus muscular, equilibração, movimentos refinados e voluntários, bem como aprendizagem motora "grossa".

O cerebelo, contribui para o desenvolvimento motor do individuo, seja uma criança ou um idoso, e tem como objetivo principal o movimento corporal e cognitivo.

Importante considerar que, com o grande aumento do uso da tecnologia inserida no dia a dia, e com o uso excessivo desses materiais, a exploração da motricidade humana tem sido extinta ou diminuída em excesso ou até mesmo esquecida de ser estimulada durante o processo do desenvolvimento ao longo da vida.

Dica importante para manter o encéfalo em movimento:

A estimulação motora e cognitiva pode ser realizada através do brincar, do uso de jogos, músicas e brincadeiras. Essas são formas que podem ser exploradas juntamente com um olhar psicomotor a ativar áreas neurais importantes para tais desenvolvimento pleno e com qualidade.

Movimente o corpo!




TAGS :

    por, que, movimentar, corpo

Marta Relvas

É Bióloga, Dra e Ms em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificação internacional em Educação na Abordagem Reggio Emília na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal. É Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, e da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal. Professora Universitária da AVM Educacional / UCAM, UNESA - RJ e Professora Pesquisadora convidada no curso de Pós-graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica na UCAM / AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.