DESTAQUES

Aprenda a lidar com o chefe estressado

Roberto Santos 31/10/2017 COMPORTAMENTO
Aprenda a lidar com o chefe estressado
Fonte: Google Imagens
Chefes têm a tendência de promover funcionários que são fáceis de lidar

por Roberto Santos  

Discussões sobre liderança tendem a focar em resultados positivos, como inovação, engajamento de funcionários ou performance organizacional. Portanto, para a maioria dos funcionários, os líderes da sua empresa são uma fonte de estresse, ao invés de inspiração. De fato, para cada líder transformador e gerente emocionalmente inteligente existe uma dúzia de chefes tóxicos, e existem diversas formas de como esse comportamento prejudicial se manifesta.

Como os chefes ruins estão em todo lugar, fica um pouco difícil de evitá-los. A melhor forma de lidar com eles, seria deixá-los, mas a chance de encontrar um como eles na próxima empresa é muito grande, e pode ser até pior. Então, qual é o melhor caminho para lidar com o estresse gerado pelos chefes malignos? Não existe uma fórmula universal, mas aqui vão algumas recomendações que, geralmente, ajudam:

Entre na mente deles

Não importa quão ruim seja o seu chefe, ele ainda pode ser previsível. Entenda qual é seu comportamento de costume e ele vai se tornar um problema bem menor. É como dizem os noruegueses, “não há nada pior do que o clima ruim, apenas roupas ruins”. Ou seja, uma vez que você conhece seu chefe, não há desculpas para não aprender a lidar com ele. Assim como o clima, o humor do seu chefe pode mudar dia após dia, mas a sua personalidade vai manter padrões. Concentre-se em descobrir o lado obscuro do seu chefe – os indesejáveis aspectos da sua personalidade que o impedem de construir e manter uma equipe de alta performance.

Não seja uma fonte de estresse

Todo chefe tem um lado bom. Por pior que seja, ele é capaz de, algumas vezes, mostrar suas qualidades. Portanto, o estresse acaba revelando o lado obscuro dos chefes. De fato, os defeitos dos quais falamos anteriormente vão aparecer quando eles estão sob pressão. Portanto, não piore as coisas sendo uma fonte de estresse. Se você irrita ou desaponta seu chefe, ou se o seu trabalho não está satisfatório, você pode esperar o pior dele, transformando-o numa fonte de estresse para você.

Chefes têm a tendência de promover funcionários que são fáceis de lidar, independentemente da área. Isso explica a importância da inteligência emocional para uma boa carreira, e funcionários que não a têm, estão sempre com problemas, mesmo os que se dedicam ao trabalho e são talentosos. Independentemente do seu nível de inteligência emocional, você pode aprender a lidar com o estresse e as peculiaridades do seu chefe melhorando seus próprios defeitos.

Publicidade - o texto continua abaixo.



Dê uma boa impressão sobre seu chefe

Finalmente, não deixe de obter um pouco de influência. Faça-se indispensável para o seu chefe e deixe claro que ele fica melhor com você por perto. Como Bem Dattner mostra em seu livro, "Credit and Blame at Work", muitos chefes têm sucesso em suas carreiras não só pelo seu talento e liderança, mas também pela capacidade de levar crédito pelas conquistas alheias e culpar os outros por seus erros.

Não importa quão estressante seja seu chefe, e o quão bom você ficou em lidar com seu lado obscuro, o único jeito de permanecer ao seu lado é mostrar quão valioso você é para ele. Portanto, mesmo que você torne a vida do seu chefe mais fácil, certifique-se de manter isso em segredo. Para chefes como esses, você deve ser eficiente e deve saber guardar isso para si. Se ele notar que todos já notaram o quão valioso você é, ficará preocupado e vai pensar que você vai deixá-lo e levar os créditos de tudo de bom que ambos fizeram juntos.

No começo da sua carreira, seu sucesso vai depender principalmente de como você lida com o lado obscuro do seu chefe; com o tempo, vai depender de como você lida com o seu próprio lado obscuro, principalmente se você visa ser um bom chefe.

Fonte: www.revistadorh.com.br

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. Roberto Santos responderá sobre gestão da carreira, conflitos no trabalho e empreendedorismo. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, lidar, com, seu, chefe, estressado

Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.