DESTAQUES

Como colocar a paciência em prática?

Emilce Shrividya Starling 03/11/2017 AUTOCONHECIMENTO
Como colocar a paciência em prática?
Fonte: imagem Pixabay
A paciência é um processo contínuo e diário

por Emilce Shrividya  

Segundo a Filosofia do Yoga, nascemos no planeta Terra para desenvolvermos uma das maiores e dignas virtudes: a paciência. Através da paciência, vamos desenvolvendo bondade, compreensão, amor, generosidade, compaixão.

Para sermos pacientes, devemos aceitar tudo que Deus nos proporciona: o difícil e o menos difícil, o prazeroso e o menos prazeroso. Temos que compreender Sua generosidade. Mesmo que não possamos compreender os momentos desafiantes ou problemas, tudo faz parte do plano de Deus para nossa evolução espiritual. Ele quer que aprendamos e extraiamos lições dos acontecimentos para nosso autoaperfeiçoamento.

A paciência é um processo contínuo e diário. Primeiro passo é ter paciência conosco. Depois, expandir esse sentimento para nossa família, amigos e para todas as pessoas e situações.

Muitas qualidades como tolerância, persistência, firmeza nos ajudam a cultivar a paciência. Temos que ter a capacidade de perseverar e de superar as dificuldades com firmeza, força mental e emocional. Precisamos ser resilientes, que é desenvolvermos a capacidade de nos adaptarmos bem e logo às adversidades.  Precisamos se tolerantes e fortes para vencer os obstáculos e o sofrimento sem depressão, revolta ou estresse.

Todas essas qualidades como resiliência, tolerância, firmeza, superação representam diferentes aspectos da paciência. Sábios e yogues nos aconselham: “Se há uma grande lição a ser aprendida neste mundo é a paciência”.

Ser paciente não é apenas dizer para alguém: “Acalme-se” ou “fique quieto”. Não é perder sua liberdade ou força. Não é deixar que interfiram em sua vida, nem seguir a opinião dos outros para não contrariá-los. Não é ser submisso ou passivo. Ser paciente é ser forte, corajoso, compassivo.

A paciência é uma qualidade interior de grande liberdade e grande força. É vencer a si mesmo. É vencer a raiva, a irritação e a mente negativa. É ter domínio sobre suas emoções. É uma virtude que traz o poder vitalizante do entusiasmo.

A Filosofia do Yoga nos ensina que: “A paciência está muito conectada com a disciplina e a paciência resulta da profunda fé em Deus, da consciência de que eu sou de Deus, de que Ele não vai me abandonar em situação alguma, de que Ele vai sempre me proteger e me guiar. Para ser paciente, você precisa de fé em seu próprio Ser”.
Portanto, a paciência é o resultado de nossa fé em Deus. É uma parte essencial do processo de se aproximar de nosso próprio Ser interior, que é Deus em nós. Não é uma construção mental superficial, pois ela nasce do fundo de nosso coração.

Publicidade - o texto continua abaixo.



Essa paciência está associada à disciplina e constância nas práticas espirituais como meditação, oração devocional, serviço altruístico. Quando essas práticas são executadas regularmente, com devoção, elas possibilitam que a purificação aconteça tanto dentro como fora.

A paciência é uma qualidade que amadurece em nosso interior. Nosso crescimento e maturidade são o resultado da compreensão com paciência, fé e aceitação. Se você quer experimentar a paz e o entusiasmo, pratique a paciência em suas palavras e ações.  

Aprenda a colocar a paciência em funcionamento. Alimente-a com prece e meditação, cantos de mantras e hinos de louvor a Deus. Aprenda a controlar a atmosfera na qual seus pensamentos e ações se desenvolvem. Lembre-se de respirar em vez de gritar, reclamar ou se irritar. Dê um tempo a si mesmo para se sentir confortável em suas atividades e relacionamentos. Aprenda a ter uma mente pacífica e viva melhor sua vida.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!




TAGS :

    como, ter, paciência, equilíbrio, ioga

Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.