DESTAQUES

Por que agricultura familiar é excelente?

Marilena Lavorato 02/10/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Por que agricultura familiar é excelente?
Fonte: imagem Pixabay
Agricultura familiar desenvolve culturas variadas de pequena escala

por Marilena Lavorato  

A agricultura familiar é uma prática muito boa, pois o cultivo da terra é realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra  o seu próprio núcleo familiar.  A agricultura familiar é responsável por grande parte da produção mundial de alimentos.

No Brasil, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o país, e sua produção se destina basicamente para as populações urbanas, onde é essencial a segurança alimentar e nutricional. Em 2014, a agricultura familiar foi escolhida pela Organização das Nações Unidas como temática central, incentivando o bom uso da agrobiodiversidade dos ecossistemas e a produção autônoma e sustentável dos agricultores familiares.

A agricultura familiar desenvolve culturas variadas de pequena escala, mas de alta qualidade e principalmente com uma boa logística de distribuição.

Nas questões ambientais, a agricultura familiar se sobressai por adotar práticas mais sustentáveis comparadas as monoculturas de larga escala que causam grandes impactos no meio ambiente natural. Outro aspecto é o estímulo à produção de alimentos orgânicos por meio da agroecologia ou agricultura sintrópica (veja aqui), que confere diferencial competitivo de qualidade e segurança alimentar, associados à proteção e recuperação ambiental.  

Agricultura familiar: benefícios

- Oferece oportunidade de trabalho e melhoria da condição social incentivando a permanência das pessoas no campo;

- Pelo fato de destinar a sua produção ao mercado nacional está menos sujeita a intemperes do humor do mercado global;

- Garante abastecimento alimentar à população local;

-  Boa opção de produção e consumo de alimentos sob o prisma dos princípios e diretrizes da sustentabilidade.




TAGS :

    agricultura, familiar, benefícios, sustentabilidade

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.