DESTAQUES

Como explicar à minha filhinha o que faz um psicólogo?

Blenda de Oliveira 07/09/2017 PSICOLOGIA
Como explicar à minha filhinha o que faz um psicólogo?
Fonte: imagem Pixabay
Antes de levar a criança, é necessário conversar com esse profissional

por Blenda de Oliveira   

"Vou levar minha filha de 11 anos ao psicólogo e queria que me ajudasse a explicar para ela, em uma linguagem simples, o que seria um psicólogo."

Resposta: Sugiro que antes de falar com sua filha sobre a ida dela ao psicólogo, você e seu marido, ou só você (depende do contexto), marquem uma primeira entrevista com o profissional. Não adiante que ela irá ao psicólogo sem antes vocês decidirem quem será o profissional. É importante que já tenham o nome e conheçam a forma de trabalho que será utilizada. Alguns profissionais, quando atendem crianças, se utilizam de diversas técnicas. Quase todas a partir do brincar e num espaço apropriado para crianças.

De modo geral, os psicoterapeutas infantis, inicialmente, fazem algumas sessões para conhecer e avaliar a necessidade ou não da criança permanecer em psicoterapia. Nessas sessões, juntamente com as informações trazidas pelos pais na entrevista, o profissional define o caminho do trabalho.

Todas essas informações são importantes no momento da comunicação da ida dela para conhecer o profissional. Sim, primeiro é dito à criança que ela irá conhecer um psicólogo, que vocês já estiveram com ele e confiaram que ele poderá ajudá-la e ajudar todos vocês a compreenderem melhor o que está acontecendo (aqui deve ser explicitado o motivo) para que possam viver mais felizes. Ela pode perguntar o que é um psicólogo e vocês poderão responder que é uma pessoa que estudou e aprendeu a ajudar pessoas a conhecerem coisas que se passam no coração como tristeza, alegria, dúvidas, raiva, e juntos, encontrar outros jeitos de fazer, já que no momento todos vocês estão precisando dessas orientações.

A linguagem que será utilizada dependerá muito de como vocês se comunicam e da maneira que sua filha costuma conversar. Por isso, o como comunicar pode também ser discutido com o psicólogo a partir do relato de vocês sobre a vida em família e a relação com sua filha. Será interessante e fundamental essa primeira entrevista, pois a partir do estilo do profissional, vocês poderão decidir o melhor jeito de fazer essa comunicação.

As crianças costumam levar um tempo para entender as diferenças entre o trabalho de um psicólogo e o da professora. Como é um trabalho que lida com sentimentos, pensamentos e emoção nem sempre ficará claro no primeiro momento. Com o decorrer das sessões, o psicoterapeuta também esclarecerá do que se trata o trabalho.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    levar, filhinha, psicólogo

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você prefere ouvir o quê?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.